Observe a ngura e leia o texto a seguir:
Mot
O arqueólogo dedicado à p uisa dos vestígios materiais da chamada Pré-História encontra diversas
dificuldades em seu trabalho. As pinturas rupestres (gravadas em rochas) de grandes animais são vestígios
importantes da atividade cultural dos primeiros seres humanos. No final do século XIX foram encontradas em
Altamira, no norte da Espanha, pinturas de bisões, gamos e outros animais em vermelho e preto, datadas
talvez de 20 000 a.C.
Começaram a surgir então explicações sobre as imagens na pedra. Em primeiro lugar, falou-se que os
homens teriam sido levados a pintar por um "sentimento inato do belo. Depois se sugeriu que os moradores
dessas cavemas tinham práticas mágicas: os desenhos serviniam para assegurar o sucesso da caça.
Quando, por exemplo, os artistas reproduziam animais cravados com uma lança, queriam que esse ato lhes
proporcionasse sorte na caça. Na década de 1960, pesquisadores sugeriram tratar-se de um sistema no qual
os animais teriam valores simbólicos: o bisão estaria associado à representação do feminino, o cavalo ao
masculino, etc. Há ainda os que afirmam que os desenhos das cavemas têm uma estrutura, como se fossem
uma linguagem
a) Segundo o texto, quais seriam as diferentes interpretações para a arte rupestre?
b) Observando a pintura rupestre de Altamira, qual das interpretações lhe parece mais viável?
Digite sua resposta
Ou envie uma foto da sua resposta!
Arraste e solte a imagem aqui ou
selecione um arquivo
ENVIAR RESPOSTA
Qual me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) representa oque eles desejavam que acontecesse e o
B)Poderiam representar a caça ou uma familia
Resposta:
a) No princípio, afirmou-se que os homens teriam sido levados a pintar por um “sentimento inato do belo”. Depois sugeriu-se práticas mágicas: os desenhos serviriam para assegurar o sucesso da caça. Supunha-se ainda que fossem meramente decorativos, ou possuíssem intenções religiosas. Na década de 1960 foi sugerido um sistema no qual os animais teriam valores simbólicos. E, finalmente, afirmou-se que as pinturas rupestres têm uma estrutura, como se fossem uma linguagem.
b) Resposta pessoal. Importante verificar como o aluno argumenta a partir do texto e destacar que a hipótese de “assegurar o sucesso da caça” é a mais aceita em nossos dias.
Observação: Sugerimos narrar para os alunos a história contada pelo historiador E. H. Gombrich (1909- -2001) para justificar a tese dos animais se tornarem “prisioneiros” das pinturas: “Certa ocasião, quando um artista europeu fez desenhos de animais numa aldeia africana, os habitantes mostraram-se angustiados: — Se levar consigo o nosso gado, de que é que iremos viver?”.
Explicação: