Pedagogia, perguntado por lidianegustavo2, 10 meses atrás

Observe a imagem e realize a análise crítica da mesma:



Jean Baptiste Debret. Cena de Rua (Patrão e escravo). Aquarela, 12,8 × 10,4 cm; 1817-1829; Coleção Geneviève e Jean Boghici, Rio de Janeiro (hoje perdida).

Analise as afirmações que apresentam considerações referentes à análise da imagem. Indique V para verdadeiro e F para falso:

( ) A imagem representa uma cena do cotidiano do Brasil e demonstra um olhar sobre as relações sociais que aqui eram estabelecidas.

( ) A imagem representa a docilidade e a humanização características da escravidão no Brasil.

( ) A imagem representa uma cena contextualizada no Brasil do início do século XIX, e demonstra uma relação de dependência e opressão que se estabeleciam entre senhores e escravos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V – V – V.

b)
V – F – V.

c)
F – V – F.

d)
V – V – F.

e)
F – V – V.

2)
A tabela a seguir apresenta em números a movimentação de milhares de indivíduos entre os séculos XV e XIX:



Disponível em http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-discursiva.php?seq_questao=601. Acessado em 29/07/2018.

Com base na observação da tabela e em seus estudos, assinale a alternativa que melhor interpreta esses dados:

Alternativas:

a)
Desde a chegada dos portugueses ao território onde hoje é o Brasil, em 1500, a mão de obra escrava africana foi utilizada como principal fonte de trabalho.

b)
Em números totais o Brasil foi a região que mais recebeu escravos africanos, deste número podemos atestar a importância das sujeitos africanos e afro-brasileiros para a composição de nossa sociedade.

c)
Na segunda metade do século XIX, o Brasil mantinha-se como maior comprador de escravos africanos, fato que atesta a dificuldade em garantir a abolição da escravidão em nosso território.

d)
O número de escravos africanos trazidos para o Brasil demonstra que essa mão de obra foi secundária e pouco impacto teve em nossa economia.

e)
Por ser o maior comprador de escravos africanos, ou seja, por ter um número significativo de afro-brasileiros em sua composição social, o Brasil não apresenta problemas quanto a diversidade cultural e o racismo.

3)
Leia com atenção:

(...) uma série de melhorias havia sido introduzida no Rio de Janeiro, assim como toda a pesada estrutura administrativa lusitana fora deslocada para o Brasil, de maneira que o local agora, de fato, parecia como a nova sede do império. Por isso mesmo, seria até "natural" prever a vinda de especialistas, contratados para representar essa exótica corte tropical. (...) era preciso divulgar imagens que destacassem a singularidade dessa realeza lusitana, que geria seus negócios aquartelada em sua longínqua colônia tropical. (SCHWARCZ, Lilian M. Os franceses no Brasil de D. João. In. REVISTA USP, São Paulo, n.79, p. 60, setembro/novembro 2008.)

O excerto acima apresenta o contexto da vinda da Missão Artística Francesa para o Brasil, em 1816. Esse foi um momento de ampla produção de imagens sobre o Brasil Colonial, destacando seus aspectos naturais e também seu cotidiano e suas gentes. Essas imagens contribuíram para construção de um imaginário sobre os escravos no Brasil.

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir:

I- As imagens produzidas por esses viajantes permitem a compressão das dimensões das relações sociais no Brasil neste período.

II – Ao analisarmos essas imagens temos que considerar quais eram os objetivos dos autores, visto que muitas foram pensadas com o intuito de mostrar uma sociedade sem preconceitos, pois muitos artísticas possuíam um olhar estereotipados sobre a escravidão.

III – Ao produzirem as imagens de situações cotidianas que presenciavam no Brasil, os franceses buscavam compreender a lógica da organização do trabalho aqui, portanto, não atribuíam sentido à essas situações pelo viés capitalista que prevalecia na Europa.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:

Alternativas:

a)
Apenas I.

b)
Apenas II.

c)
Apenas III.

d)
Apenas I e II.

e)
Apenas II e III.

4)
Para que o trabalho com imagens em sala de aula resulte em um processo de construção do conhecimento, é importante seguir uma metodologia de análise. A seguir, elencamos possíveis etapas para a análise de imagens como fonte de estudo. Organize essas etapas enumerando-as.

( ) Análise da imagem como documento e relação com seu contexto de produção.

( ) Produção de comentários sobre a imagem, baseados na análise realizada.

( ) Observação e descrição da imagem e dos elementos que a compõem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
1, 2 e 3.

b)
3, 2 e 1.

c)
2, 3 e 1.

d)
3, 1 e 2.

e)
2, 1 e 3.

Soluções para a tarefa

Respondido por cailane1287
37
a questão correta na minha opinião é a B?

amf2: Alguém que ja tenha feito a av1 e av2 de Seminário Interdisciplinar VI
mimicateuzinhopdvxkk: Alguém já fez av1 e av2 seminário interdisciplinar vI
daianelanaou4i0c: AV1 AV2 SEMINÁRIO PEDAGOGIA ALGUEM?
andrezzamaysa: AV1-- 1 E 2E 3B 4A 5B
andrezzamaysa: AV 2 -- 1 B 2B 3D 4C 5E
mimicateuzinhopdvxkk: av1- 6E
rosinharose: av1 1e 2e 3b 4a 5b
Respondido por vchinchilla22
32

Olá!

É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas

1) Na Obra: Patrão e Escravo de Jean Baptiste Debret, podemos obsevar uma cena do cotidano no período escravocrata da História do Brasil, no século XIX, ele retratou como um escravo negro descalço, cobriu seu empregador enquanto ele urinava na rua.

Que ele estivera descalço significaba que ele era cativo, além de ser um símbolo de desumanização, caracteristica desse periodo, onde os escravos tinham uma relação de dependência e opressão com seus patrões.

Sabendo isso, temos que  alternativa que apresenta a sequência correta é:

b)  V – F – V.

Perguntas interessantes