História, perguntado por vanessaiigj6142, 1 ano atrás

Observe a imagem com atenção. É uma tela de Jacques-Louis David, datada de 1791. Intitula-se O jura-mento do jogo de péla.a) Faça uma pesquisa para saber quem foi Jacques-Louis David. Registre os dados principais de suabiografia (aqueles que, em sua opinião, podem ter interferido em sua produção artística).b) Consulte o capítulo do livro e identifique o episódio da Revolução Francesa ao qual o quadro faz referência.c) Com base no roteiro de observação abaixo, elabore uma análise do quadro.• Repare na forma como o quadro foi “planejado”: onde recai a luminosidade? Para onde convergem os gestos dos personagens?• Identifique o personagem que recebe maior destaque e descreva seus gestos.• Repare nos três personagens que estão abraçados à frente do personagem central. Tente identificá-los e procure refletir sobre por que estariam se abraçando.• Repare que há diferenças entre os personagens que estão no chão e os que estão no alto, nas“janelas”.• Atenção aos movimentos do quadro: que “grupos” de movimentos você identifica?d) Pensando nas suas respostas anteriores, procure refletir sobre que ideia Jacques-Louis David constróido processo revolucionário.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
42
a) Jacques-Louis David foi um pintor contemporâneo da revolução francesa, que tinha como influência o estilo neoclássico em suas pinturas. Aproximou-se dos jacobinos e usou sua pintura a favor da revolução, panfletária. Com o fim do governo jacobino, foi ainda pintor oficial de Napoleão.

b) Representantes do terceiro estado foram impedidos pelo rei de entrar na Assembleia dos Estados Gerais, e acabam se reunindo na sala do jogo de péla (um jogo de bola) e declarando uma Assembléia Nacional Constituinte que demandava o fim do absolutismo.

c) Bom, uma breve análise: A imagem se divide claramente na horizontal. Na parte superior, há janelas nas laterais com muitas pessoas, que representam o povo, que testemunha e legitima o que está ocorrendo na sala. A pessoa no centro da pintura recebe uma luz que vem da janela, e que representa a razão (motes iluministas). A figura está em pose de juramento, as diagonais inferiores também dirigem-se a ela. Existe somente uma região escura na pintura, à esquerda. Quem seriam eles? Anti-revolucionários?

d) Parece que o pintor representa o processo revolucionário como muito intenso, corroborado pelo povo, feito à luz da razão, e que encontra uma resistência ínfima daqueles que estão nas trevas da ignorância.
Perguntas interessantes