Observe a imagem acima que mostra uma área de necrose do pé de um paciente diabético, com base em seus conhecimentos sobre os tipos de necroses teciduais, em qual das alternativas esta situação se enquadra? Escolha uma: a. necrose gomosa b. necrose por coagulação c. necrose por gangrena d. necrose por liquefação e. necrose caseosa
imagem:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/sr/thumb/f/f5/Vla%C5%BEna_gangrena.JPG/220px-Vla%C5%BEna_gangrena.JPG
Soluções para a tarefa
Olá!
A necrose por coagulação ocorre quando há uma desnaturação das proteínas do citoplasma, porém a estrutura celular se mantem a mesma durante certo período de tempo após sua morte.
A necrose gomosa, sendo um tipo de necrose por coagulação, apresenta um aspecto "gomoso" e elástico nos locais que atinge.
A necrose por gangrena é bastante comum em diabéticos e pessoas com hipotermia. Neste tipo de necrose, o tecido recebe influências adversas do ambiente, como de bactérias.
A necrose por liquefação normalmente ocorre no cérebro pois se trata de uma necrose causada pela autólise heterólise que sobrepujam a desnaturação das proteínas.
A necrose caseosa normalmente ocorre em lesões causadas pela tuberculose.
Assim, podemos concluir que a necrose apresentada na imagem se trata de uma necrose por gangrena. Alternativa C!
Resposta:
Alternativa C - Necrose por Gangrena!
Explicação:
A gangrena é caracterizada pela morte e putrefação de tecidos do corpo devido à falta de circulação sanguínea local. Esse fenômeno é mais comum nas extremidades do corpo, como pés e mãos, em especial os dedos. O problema é mais comum nos idosos por conta de diversas condições crônicas que, muitas vezes, aparecem com a idade: doenças vasculares, diabetes e baixa na imunidade são grandes fatores de risco para o desenvolvimento da gangrena.