observe a imagem a seguir. Trata se de uma pintura do início do século XX que representa o czar Nicolau II e sua família.
a) Reveja a fotografia da familia do czar Nicolau 2 na página 161. Qual a diferença entre as formas como essas imagens foram representadas?
b) De que maneira uma pintura como essa procurava reforçar o czarismo junto à população russa?
c) Mostre a relação entre as suas práticas e as revoluções de 1905 e fevereiro de 1917
Soluções para a tarefa
A - Na imagem em anexo a família imperial do Tsar Nicolau II é apresentada como sendo santa, o que transmite a ideia de que, para a Igreja Ortodoxa Russa, eles estavam acima dos pecados dos homens comuns, devendo ser respeitados e reverenciados por vontade divina.
B - Ela reforçava a imagem do Czarismo (um modelo de monarquia absolutista) apelando para os sentimentos religiosos da população, de modo que qualquer pessoa que se considerasse cristã (ortodoxa) deveria também amar ao Czar e sua família, pois eram santos.
C - O Czarismo era o modelo político que fundamentava uma sociedade profundamente injusta, marcada por privilégios de classe que davam a alguns muito e a outros a miséria, o que revoltava a população mais pobre, sendo esta a razão principal de terem os socialistas conseguido tanto apoio no país.
Resposta:
a) Os alunos podem apontar que a primeira imagem é uma fotografia e a segunda, uma pintura. Em ambas, a família do czar aparece com posturas formais, seja sentados ou em pé. Essa postura de monstra dignidade, respeitabilidade. Na pintura, no entanto, há uma evidente vinculação religiosa, pois as imagens lembram a representação de santos do catolicismo, inclusive com auréolas em torno da cabeça e vestimentas semelhantes às dos santos.
b) Vincular a imagem do czar e de sua família à religião era uma forma de reforçar a ideia de que seu poder vinha de Deus. Dessa forma, obedecê-lo significaria atender a uma vontade divina e desobedecê-lo representaria um “pecado”. Evidentemente, isso reforçava sua posição autocrática, acima da população como um todo.
c) O autoritarismo do czar, a não preocupação com os problemas sociais da população russa, sua ligação com a nobreza e sua decisão de envolver um país despreparado em um conflito de grandes dimensões como a Primeira Guerra Mundial foram fatores que mobilizaram parte do povo russo nas revoluções contra o czar e seus poderes.