Artes, perguntado por SoaresXavier123, 9 meses atrás

Observe a imagem a seguir:

A técnica de ilustração do cordel é feita em xilogravura, geralmente ilustrando cenas do dia a dia,com traços simples e pouca cor. Separe uma folha, (se você tiver um papel pardo, poderá fazer nela,caso não tenha, faça no papel que você tiver disponível), pense e faça uma ilustração de como poderia ser a capa do seu cordel, use apenas o lápis preto para reforçar suas linhas, bom trabalho!Faça a atividade no caderno e insira como ficheiro

1 -Qual a origem dessa literatura? *
2 -Quem foi o pioneiro dessa arte poética nordestina? *
3 -Qual a origem da xilogravura? *
4 -Por que as poesias da literatura de cordel possuem esse nome – “cordel”? *
5 -Quando a literatura de cordel chegou ao Brasil? E por onde se difundiu? *
6 -Quais são os temas usados pelos autores da literatura de cordel? *
7 -Qual é o perfil, ou seja, quem são os artistas que fazem arte popular?

Me ajudem, por favor!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
9

A Literatura de cordel:

1. A origem da literatura de cordel foi a literatura de folhetos, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e espanhóis

2. Mesmo não tendo sido o primeiro autor a imprimir seus poemas, Leandro Gomes de Barros é considerado o pai da literatura de cordel no Brasil.

3. A Xilogravura é uma técnica que consiste em fazer um desenho em um pedaço de madeira e escavar a parte de fora do desenho. Para fazer as cópias, passa-se tinta, que só cobre a imagem que ficou em alto relevo. A origem da xilografia é chinesa

4.  O nome cordel foi devido à forma de como os escritos eram expostos para o público. pendurados em cordas, barbantes ou cordel, como roupas em um varal.

5. A literatura de cordel chegou ao Brasil através da colonização portuguesa no século XVIII, instalando-se, principalmente, na região Nordeste, principalmente nos estados da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte, atuando como instrumento de comunicação e fonte de informação para o povo.

6. O cordel funciona como divulgador da arte do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais, com grande importância para a manutenção da cultura popular nacional, das identidades locais e tradições regionais. É uma poesia marcada pelo cotidiano, pois nasce da experiência de observação da realidade e serve como inspiração para a vida.

7. Chamamos de "arte popular" pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo. Em geral, ele é um artista anônimo, sua produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela.

Bons estudos!

Perguntas interessantes