História, perguntado por poppetwnickw, 10 meses atrás

Observe a imagem a seguir:

A imagem foi produzida pelo artista Jean-Baptiste Debret, sob encomenda, para comemorar a coroação do imperador do Brasil, D. Pedro I. A ideia da imagem era representar o governo cercado por alguns elementos que compunham o império. Vemos na imagem uma família de negros, indígenas, paulistas, membros do exército, entre outros. Vemos também representada a cana-de-açúcar e o café. E a figura feminina representa o trono imperial. Com base nessas informações e nos conteúdos sobre o processo de independência brasileiro, responda o que se pede.

Questões:

1-Debret foi um membro da Missão Artística francesa que visitou o Brasil no começo do século XIX. Com qual objetivo essa missão foi organizada?

2- A obra foi encomendada para construir uma representação positiva do império e do imperador. De que maneira essa representação positiva foi construída na imagem?

3-Durante o império, a construção de símbolos que representavam o governo e a sociedade brasileira era realizada, entre outros meios, pela produção de obras de arte plástica, como a pintura de Debret. No presente, o governo e a sociedade continuam produzindo representações que simbolizem a sociedade brasileira, mas podem usar outros meios de expressão para isso. Apresente alguns exemplos de meios de expressão nos quais podemos encontrar símbolos da sociedade brasileira.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
46

Olá,

1) O objetivo da Missão Artística francesa que visitou o Brasil era retratar o país para os europeus, mostrando sua sociedade, suas riquezas naturais e culturais.

2) A representação positiva do império e do imperador foram construídas de modo a mostrar que o povo estava unido pelo império e pelo imperador, e que estes o admiravam, como podemos notar, todos voltam-se para o trono.

3) Alguns exemplos de meios de expressão nos quais podemos encontrar símbolos da sociedade brasileira estão nas artes visuais, nas produções televisivas, nas revistas e jornais.

Abraços!

Perguntas interessantes