Observe a frase a seguir: "Não é a consciência dos homens que determina seu ser: É o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência" (Karl Marx). Se puder, reúna com seus colegas e Professores de História e Sociologia em videoconferência para debate e/ou faça uma breve pesquisa sobre o Socialismo e avaliando os conceitos Marxistas, aponte os pontos positivos e negativos do Socialismo, esquematizando entre os ideais louváveis e às falhas em seu processo de aplicação ao longo da história.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No campo da sociologia, as contribuições de Marx destacam-se, principalmente, por seu método de análise social. É importante salientar que essa área do conhecimento ainda não havia sido consolidada como uma ciência rigorosa quando Marx está entre o período intermediário e final de seus escritos. Essa consolidação somente se dá, de fato, com o francês Émile Durkheim.
No entanto, o reconhecimento da produção material da humanidade como fator fundante das sociedades humanas e o reconhecimento da história humana como fruto da luta de classes, ou, em outros termos, o reconhecimento das diferenças sociais e a fundação do materialismo histórico dialético permitem uma nova balizagem para os estudos sociológicos. A qual é influente nos trabalhos de pesquisadores da sociologia ainda nos dias atuais.
O socialismo é uma corrente filosófica política, social e econômica que engloba uma gama de sistemas socioeconômicos caracterizados pela propriedade social dos meios de produção e pela autogestão das empresas pelos trabalhadores.
Dentre os pontos positivos do socialismo temos:
- A propriedade privada dos meios de produção é eliminada
- As diferenças de classe social são eliminadas
- A saúde e educação passa a ser uma questão social e não privada. .
- A produção atende às necessidades básicas da população.
- A economia é planejada com base nas necessidades sociais.
- A gestão do social, do político e do econômico é realizada por meio do estado socialista.
Dentre os pontos negativos do socialismo estão:
- Gera falhas de estado
- Suas tentativas levaram a crises econômicas e sociais
- O Estado dificilmente consegue administrar os meios de produção de forma eficiente.
- Quem manda é o Estado e e isso vai criando com o tempo, um grupo de privilegiados.
- O Estado pode estabelecer uma verdadeira ditadura que limita seriamente as liberdades individuais.