observe a fotografia abaixo, que mostra uma célula pancreática secretora de enzimas digestivas, e responda as questões propostas
a) qual a relação entre a atividade secretora desta célula e a presença de um retículo endoplasmático granuloso bem desenvolvido?
b) descreva o caminho percorrido por um aminoácido no interior desta célula, desde a sua absorção até sua eliminação como parte de uma proteína secretada
Soluções para a tarefa
Olá!
a) O retículo endoplasmático rugoso é uma organela cuja principal função está relacionada à síntese proteica. Normalmente, o retículo é muito desenvolvido em células secretoras. Isso se dá porque as proteínas geradas pelo retículo e seus ribossomos são os principais constituintes de tais secreções. Desta forma, se faz necessário que haja um retículo rugoso desenvolvido com alta quantidade de ribossomos para dar conta desta demanda.
b) A RNA-polimerase abre a cadeia de DNA no núcleo da célula para que o RNA mensageiro seja formado. Após sua produção, este se encaminha para o ribossomo, onde o RNA mensageiro é lido e transcrito em aminoácidos.
Estes aminoácidos se unem formando as proteínas, que serão levadas ao complexo de Golgi, onde serão armazenadas e formarão vesículas secretoras até sua eliminação para o exterior da célula.