Observe a figura abaixo que representa um sarcômero:
Analisando a figura acima e o processo de contração muscular, analise as afirmativas abaixo:
I. Para que ocorra a contração muscular é preciso o envolvimento de um certo número de proteínas celulares e sistemas de produção de energia, por isso é considerado um processo simples.
II. Como resultado da contração muscular temos a diminuição da distância entre uma linha Z, a qual é realizada por meio do encurtamento de miofibrilas a partir do deslizamento da actina sobre a miosina.
III. Durante a contração muscular os filamentos de actina e miosina ficam fixados uns nos outros com o objetivo de evitar o deslizamento entre eles e consequentemente a perda de força durante a contração.
IV. Em algumas situações necessitamos realizar movimentos de contração rápida. Para que ocorra de maneira eficiente, as pontes cruzadas de miosina ficam em estado de alerta conectadas à actina no estado de repouso.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
pelo que entendi a II apenas está correta Pag 96
Resposta: II, apenas.
Explicação: Pagina 96
A contração muscular é um processo complexo que envolve certo número de proteínas celulares e sistemas de produção de energia. O resultado final deste processo é o deslizamento da actina sobre a miosina,
com consequente encurtamento do músculo e desenvolvimento de tensão. Este processo é mais bem explicado pela teoria dos filamentos deslizantes da contração. As fibras musculares contraem por meio do encurtamento de suas miofibrilas, que se deve ao deslizamento da actina sobre a miosina. Isso resulta na diminuição da distância entre uma linha Z e outra.
Microscopicamente, isso ocorre, pois as cabeças das pontes cruzadas de miosina estão orientadas na direção da molécula de actina. Os filamentos de actina e miosina deslizam uns nos outros durante a contração muscular, em decorrência da ação de numerosas pontes cruzadas que se estendem como braços a partir da miosina e se prendem à actina. A ligação da ponte cruzada de miosina à actina resulta em uma orientação de pontes cruzadas, de tal modo que estas conseguem puxar a actina de cada lado e levá-la em direção ao centro. Esse puxão da actina sobre a molécula de miosina ocasiona o encurtamento do músculo e gera força.