Observar, para Philippe Perrenoud, significa construir uma representação realista das aprendizagens, de suas condições, de suas modalidades, de seus mecanismos e de seus resultados. A observação é formativa quando não se tem a preocupação de:
Comparar, hierarquizar e selecionar.
Classificar, comparar e hierarquizar.
Classificar, certificar e selecionar.
Soluções para a tarefa
Classificar, comparar e hierarquizar.
Para Philippe Perrenoud, a observação passa a ser um processo formativo, a partir do momento em que é capaz de sair do modelo segregatório e classificatório, possibilitando que haja o aprendizado significativo.
Este aprendizado ocorre a partir do momento em que representa um feedback para os alunos corrigirem seus pontos fracos, e para os educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas.
Resposta:
a) Uma concepção ampla da observaçãoMelhor seria falar de observação formativa do que de avaliação, tão associada está esta última palavra à medida, às classificações, aos boletins escolares, a idéia de informações codificáveis, transmissíveis, que contabilizam os conhecimentos. Observar é construir uma representação realista das aprendizagens, de suas condições, de suas modalidades, de seus mecanismos, de seus resultados. A observação é formativa quando permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem preocupação de classificar certificar, selecionar. A observação formativa pode ser instrumentada ou puramente intuitiva, aprofundada ou superficial, deliberada ou acidental, quantitativa ou qualitativa, longa ou curta, original ou banal, rigorosa ou aproximativa, pontual ou sistemática. Nenhuma informação é excluída a priori,nenhuma modalidade de percepção e de tratamento é descartada.
Explicação: