Ed. Técnica, perguntado por jayanysantos85, 1 ano atrás

Observando o cenário econômico atual do brasil, analise o IPCA (índice nacional de preços do consumidor-amplo), apresentando as suas considerações a respeito do nível em que o mesmo se encontra, o que está sendo feito pela equipe econômica do governo para restabelecê-lo e qual a importância disso para o país. Explicite quais são os argumentos normativos e os positivos nessa análise.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
44

O IPCA é um índice que mede a taxa média de variação dos preços dos produtos comercializados no país, em um determinado intervalo de tempo (podendo ser 1 ano, ou alguns meses, depende de cada análise).

Atualmente, em setembro, houve uma uma deflação (ou seja, uma taxa de inflação negativa) de 0,04% e no acumulado dos últimos 12 meses houve uma inflação de apenas 2,89%.

Esse indicativo é importante porque  ajuda a avaliar a variação do poder aquisitivo do trabalhador.

O governo tem controlado a subida da inflação, basicamente emitindo menos moeda e evitando a sua desvalorização.

Respondido por zirimichi
11

Resposta:

Explicação:

Em junho de 2017, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses se encontrou abaixo do centro da meta do governo, em 3,6% de variação. Ao se comparar ao nível de 2016, 6,29%, havia uma pressão sobre o teto da meta, diferentemente da atualidade, que poderia representar uma conquista do governo na redução do nível inflacionário. Porém, a queda no nível geral dos preços se deu aos efeitos perversos da recessão sobre o consumo das famílias, e não propriamente aos esforços do governo em reduzi-los (argumento normativo).

Tecnicamente, devido à necessidade de estímulo ao consumo para a retomada do crescimento, uma das medidas que têm sido feitas é a redução gradativa da taxa de juros básica da economia, a Selic, que iniciou 2017 em 13,75% ao ano e, em junho, se encontrou em 10,25% a.a.. Reduzindo os juros, estimula-se o crédito às empresas e famílias, estimulando o consumo e, portanto, o ritmo de atividade econômica (argumento positivo).

Perguntas interessantes