— Observando a primeira imagem, como estão retratados os líderes do movimento na Bahia?
— Analisando a Imagem 2, como estão representados os líderes da Conjuração Mineira?
— A que grupo social pertencem os líderes da Conjuração Baiana? Como esse grupo está
representado na imagem?
— A que grupo social pertencem os líderes da Conjuração Mineira? Como esse grupo está
representado na imagem?
— De que maneira a origem social de ambos os grupos influenciaram os objetivos de
cada revolta?
Soluções para a tarefa
Resposta:- Tiradentes foi esquadrejado em praça pública como exemplo para que não houvessem mais revoltas contra a Coroa Portuguesa.
- Em sua maioria grandes proprietários, mineradores, padres e letrados, como Cláudio Manuel da Costa. Oriundo da família enriquecida na mineração, havia estado em Coimbra e foi alto funcionário da administração colonial.
- A Conjuração Baiana teve como principais líderes os alfaiates João de Deus e Faustino dos Santos Lira, os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, homens pobres, de cor e sem prestígio social, que estavam ligados aos movimentos da maçonaria. Essa imagem representa os líderes da Conjuração Baiana.
- Eles eram basicamente compostos pela elite local, tanto financeira, quanto intelectual, entre eles estavam: proprietários rurais, letrados, clérigos e militares. Está entre eles o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
- De todos os momentos de revolta que eclodiram no Brasil Colonial, a Conjunção Baiana de 1798 foi o mais abrangente em termos dos objetos políticos, de abertura á participação das camadas populares e dos ideias mudanças sociais colocou.
Explicação: