Observando a árvore filogenética da imagem acima, responda:
A) Hepáticas, antóceros e musgos formam um grupo monofilético? Justifique.
B) Que apomorfia sustenta o grupo formado pelas angiospermas, samambaias e licopódios?
C) Cite três exemplos de grupos monofiléticos retratados nessa árvore e ordene-os do mais abrangente para o menos abrangente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- A) Hepáticas, antóceros e musgos formam um grupo monofilético? Justifique.
Não Os Antóceros, as hepáticas e os musgos compunham o filo Bryophyta, por acreditar-se que possuíssem um único ancestral comum. Este filo possui como características pequenas plantas criptogâmicas não vasculares, com organização simplificada, que geralmente se adaptam melhor a habitats úmidos e com sombra.
Porém, hoje sabemos que os musgos, hepáticas e antóceros não formam um grupo monofilético, ou seja, não pertencem ao mesmo filo, mas compõem três filos distinto, que são: Filo Anthocerophyta, Filo Hepatophyta e Filo Bryophyta.
- B) Que apomorfia sustenta o grupo formado pelas angiospermas, samambaias e licopódios?
Manter a reprodução assexuada de angiospermas, gimnospermas, samambaias e frutos de tomate é sua capacidade de realizar a fotossíntese. Chamamos de amorfo o compartilhamento de características derivadas mais amplamente, ou seja, o link de longa distância que ainda é compartilhado em evolução. O que todas essas plantas têm em comum é que são capazes de fotossíntese mesmo após todos os processos evolutivos, portanto são autossuficientes.
- C) Cite três exemplos de grupos monofiléticos retratados nessa árvore e ordene-os do mais abrangente para o menos abrangente.
Os grupos monofiléticos descritos nas árvores que podemos citar são: musgos, gimnospermas e angiospermas. A ordem é: angiospermas, gimnospermas e musgo. Um grupo monofilético é uma coleção de organismos correspondentes a uma condição uniparental. Parentesco é o atributo de descendentes com apenas um ancestral comum entre todos os elementos de classificação.