Observamos uma pessoa com problema auditivo usando um aparelho
acoplado ao pavilhão auditivo. De que maneira esse equipamento pode melhorar a capacidade
auditiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função, de qualquer idade, sendo muito comum em idosos que perdem a capacidade auditiva por causa do envelhecimento. Existem diversos tipos de aparelho, de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e auto-falante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido. Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como audiograma, para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda, e escolher o dispositivo mais adequado.
Quando usar o aparelho auditivo e principais tipos
O aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função, de qualquer idade, sendo muito comum em idosos que perdem a capacidade auditiva por causa do envelhecimento.
Existem diversos tipos de aparelho, de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e auto-falante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido. Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como audiograma, para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda, e escolher o dispositivo mais adequado.
Além disso, existem vários modelos e marcas, como Widex, Siemens, Phonak e Oticon, por exemplo, além de vários formatos e tamanhos, e possibilidade de usar em um ouvido ou nos dois.
Preço do aparelho auditivo
O preço do aparelho auditivo dependendo do tipo e marca de dispositivo, podendo variar entre 8 mil e 12 mil reais.
No entanto, em alguns estados do Brasil, o paciente com dificuldade auditiva pode pode ter acesso a um aparelho auditivo gratuitamente, através do SUS, após indicação do médico.
Quando é necessário usar
Os aparelhos auditivos são indicados pelo otorrinolaringologista para casos de surdez por desgaste do sistema auditivo, ou quando há alguma situação ou doença que provoca dificuldade para a chegada de som no ouvido interno, como:
Sequelas de otite crônica;
Alteração das estruturas do ouvido, por um traumatismo ou por uma doença, como a otosclerose;
Danificação das células do ouvido por excesso de ruídos, por trabalho ou ouvir música muito alta;
Presbiacusia, em que acontece degeneração das células do ouvido devido ao envelhecimento;
Tumor no ouvido.
Quando há qualquer tipo de perda da audição, deve-se passar pela avaliação do otorrinolaringologista, que irá avaliar o tipo de surdez e confirmar se há necessidade de uso do aparelho auditivo ou se será necessário algum medicamento ou realização de alguma cirurgia para tratamento. Em seguida, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por indicar o tipo de aparelho, além de adaptar e acompanhar o aparelho auditivo para o usuário. O uso de aparelho auditivo apresenta um grande número de vantagens para a vítima de perda auditiva , primeiramente voce passa a ouvir melhor. O aparelho não restaura a audição, mas oferece possibilidades significantes, o que torna mais fácil ouvir o que outros falam. O som que voce não tem escutado por um longo tempo, como o canto dos pássaros, o toque da campainha da porta, o uivo dos ventos e o som do mover das águas passam a ser audíveis.
Estudos feitos comprovam que o uso de aparelho auditivo geralmente melhora a qualidade de vida e ajuda a:
Ter um melhor relacionamento com a família
Sentir-se bem consigo mesmo
Ter uma melhor saúde mental
Melhorar o bem-estar físico
Concentrar-se melhor
Sentir-se mais independente e seguro
Sentir-se menos cansado e exausto
Sentir-se capaz de participar de reuniões sociais
Sentir-se capaz de aumentar a rede de contatos sociais
Sentir-se capaz de produzir mais no trabalho
Espero ter ajudado, bons estudos!