Obs: H recebe apenas 1 eletron
me ajudem prfvr com explicação do
exercício de ligação iônica que ocorre a troca de elétrons
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
b)
c)
d)
e)
Explicação:
a) O alumínio, por ser um elemento da família 3A da tabela periódica, possui 3 életrons na camada de valência (CV). A camada eletrônica inferior a essa de valência já está completa, com oito elétrons. Assim, de acordo com a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento doa 3 elétrons para alcançar a estabilidade, de modo que a camada com oito elétrons passa a ser a CV.
Já o bromo, por pertencer à família 7A, tem 7 elétrons na CV. Dessa forma, conforme a Teoria do Octeto, átomos desse elemento recebem 1 elétron cada um para atingir a estabilidade.
Para que o número de elétrons doados seja igual ao de elétrons recebidos, deve haver 3 átomos de cloro para cada átomo de alumínio, de modo que a fórmula mínima do composto formado a partir da reação entre tais espécies químicas é .
b) O fósforo, por pertencer à família 5A, tem 5 elétrons na CV. Dessa forma, conforme a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento recebe 3 elétrons para alcançar a estabilidade.
Por outro lado, o potássio, por ser um elemento da família 1A da tabela periódica, possui 1 életron na camada de valência (CV). A camada eletrônica inferior a essa de valência já está completa, com oito elétrons. Assim, de acordo com a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento doa 1 elétron para alcançar a estabilidade, de modo que a camada com oito elétrons passa a ser a CV.
Para que o número de elétrons doados seja igual ao de elétrons recebidos, deve haver 3 átomos de potássio para cada átomo de fósforo, de modo que a fórmula mínima do composto formado a partir da reação entre essas espécies químicas é .
c) O alumínio, por ser um elemento da família 3A da tabela periódica, possui 3 életrons na camada de valência (CV). A camada eletrônica inferior a essa de valência já está completa, com oito elétrons. Assim, de acordo com a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento doa 3 elétrons para alcançar a estabilidade, de modo que a camada com oito elétrons passa a ser a CV.
Já o oxigênio, por pertencer à família 6A, tem 6 elétrons na CV. Dessa forma, conforme a Teoria do Octeto, átomos desse elemento recebem 2 elétron cada um para atingir a estabilidade.
Para que o número de elétrons doados seja igual ao de elétrons recebidos, deve haver 2 átomos de oxigênio para cada 3 átomoa de alumínio, de modo que a fórmula mínima do composto formado a partir da reação entre tais espécies químicas é .
d) O potássio, por ser um elemento da família 1A da tabela periódica, possui 1 életron na camada de valência (CV). A camada eletrônica inferior a essa de valência já está completa, com oito elétrons. Assim, de acordo com a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento doa 1 elétron para alcançar a estabilidade, de modo que a camada com oito elétrons passa a ser a CV.
Já o hidrogênio, que é uma exceção, tem 1 elétrons na CV e se estabiliza com 2 elétrons na CV. Dessa forma, um átomo desse elemento recebe 1 elétron para atingir a estabilidade.
Para que o número de elétrons doados seja igual ao de elétrons recebidos, basta haver quantidades iguais de potássio e hidrogênio, de modo que a fórmula mínima do composto formado a partir da reação entre tais espécies químicas é .
e) O cálcio, por ser um elemento da família 2A da tabela periódica, possui 2 életrons na camada de valência (CV). A camada eletrônica inferior a essa de valência já está completa, com oito elétrons. Assim, de acordo com a Teoria do Octeto, um átomo desse elemento doa 2 elétrons para alcançar a estabilidade, de modo que a camada com oito elétrons passa a ser a CV.
Já o hidrogênio, que é uma exceção, tem 1 elétrons na CV e se estabiliza com 2 elétrons na CV. Dessa forma, um átomo desse elemento recebe 1 elétron para atingir a estabilidade.
Para que o número de elétrons doados seja igual ao de elétrons recebidos, é preciso que haja dois átomos de hidrogênio para cada átomo de cálcio, de modo que a fórmula mínima do composto formado a partir da reação entre tais espécies químicas é .