Filosofia, perguntado por janecacoc6663, 1 ano atrás

obras de immanuel kant o que e o esclarecimento

Soluções para a tarefa

Respondido por LUISAUGUSTO32
2


Immanuel Kant nasceu em Koningsberg, na antiga Prússia Oriental (hoje incorporada à Russia) em 1724. Sua família não possuia recursos financeiros, o que levou Kant a possuir uma educação baseada no pietismo Luterano, vertente sustentada na leitura direta da Bíblia. Posteriormente veio a estudar na Universidade Albertina. Na docência, era admirado por seus alunos devido a sua capacidade intelectual e sua simpatia. Centrou seus estudos “na apreciação crítica das condições de possibilidade do conhecimento humano”, na “capacicidade de julgar” e na “forma como nos devemos conduzir, isto é, da ética”.[1] Sua filosofia crítica é resilta de uma separação: “do que é verdadeiro e útil ao raciocínio daquilo que não o é. Deriva de três fontes: o eacionalismo dogmático, o empiricismo cético e a física matemática”[2]. Faleceu em 1804, com sinais de demência na cidade em que nasceu.

Kant deixou uma vasta obra, dentre elas, uma resposta dada a seguinte pergunta: “Que é esclarecimento?” Sua conclusão foi publicada em 1783[3], tornando-se um marco filosófico desde então, inclusive como sinônimo de iluminismo, embora Aufklãrung signifique ‘esclarecimento’.

Já no início da referida obra escrita em formato de artigo, Kant sintetiza que esclarecimento (Aufklãrung) para ele seria “a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado”[4], menoridade essa que seria a própria incapacidade do indivíduo de usar o seu entendimento sem ser auxiliado por outra pessoa[5]. Para o esclarecimento, o homem teria que ser corajoso e fazer uso de seu próprio entendimento. Eis a famosa frase que Kante emprega: Sapere Aude: ‘atreva-se a saber’, ‘ouse saber’. Ou seja, a razão sendo um exercício da autonomia, e sendo esta autonomia livre, atingir a ‘maioridade’ seria praticar o uso livre da razão.

Perguntas interessantes