Obra :Crucificação de São Pedro, de Caravaggio , sua estetica especifica ? e justifique:
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Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, foi um homem que transitou entre o final do Renascimento e o início do Barroco, embora sua obra seja mais reconhecida pela última escola.
Viveu uma vida considerada rebelde por viver no submundo e por frequentar prostíbulos. Inicialmente, a temática de suas obras foi pintar o estilo de vida de pessoas com quem convivia: vagabundos, beberrões, prostitutas e homossexuais, retratando-os com o intuito de mostrar a miséria, o desespero e a luta daqueles esquecidos, alheios à sociedade.
Só mais tarde passou a pintar, depois de certa resistência e dificuldade, figuras religiosas. Mas, diferentemente de outros, Caravaggio tinha como característica forte produzir imagens divinas e, ao mesmo tempo, humanizadas. Além disso, continuou a se inspirar no povo da rua para pintar, utilizando o tratamento entre o claro e o escuro para dar destaque aos personagens de seus quadros.
A "Crucificação de São Pedro" deixa isso muito claro quando notamos os semblantes do protagonista: um homem de olhar cansado, com rugas, envolvido apenas por um pano para esconder seu sexo; características bastante diferentes do que vemos em quadros tradicionalmente religiosos. As cores claras e vivas dão contraste ao preto para que apenas seja destacado aquilo que o artista pretendeu mostrar: a entrega do santo, o cansaço, sua redenção e, sobretudo, sua humanização.
Viveu uma vida considerada rebelde por viver no submundo e por frequentar prostíbulos. Inicialmente, a temática de suas obras foi pintar o estilo de vida de pessoas com quem convivia: vagabundos, beberrões, prostitutas e homossexuais, retratando-os com o intuito de mostrar a miséria, o desespero e a luta daqueles esquecidos, alheios à sociedade.
Só mais tarde passou a pintar, depois de certa resistência e dificuldade, figuras religiosas. Mas, diferentemente de outros, Caravaggio tinha como característica forte produzir imagens divinas e, ao mesmo tempo, humanizadas. Além disso, continuou a se inspirar no povo da rua para pintar, utilizando o tratamento entre o claro e o escuro para dar destaque aos personagens de seus quadros.
A "Crucificação de São Pedro" deixa isso muito claro quando notamos os semblantes do protagonista: um homem de olhar cansado, com rugas, envolvido apenas por um pano para esconder seu sexo; características bastante diferentes do que vemos em quadros tradicionalmente religiosos. As cores claras e vivas dão contraste ao preto para que apenas seja destacado aquilo que o artista pretendeu mostrar: a entrega do santo, o cansaço, sua redenção e, sobretudo, sua humanização.
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