Português, perguntado por millipedrogap9v1o3, 4 meses atrás

OBRA:A CIDADES E AS SERRAS DE Eça de Queirós
1)APONTE 6 PONTOS POSITIVOS E 6 PONTOS NEGATIVOS DA OBRA;

Soluções para a tarefa

Respondido por fernanda84551
2

Resposta:

A Cidade e as Serras é um romance de Eça de Queirós, autor do Realismo português, e pertence à terceira e última fase de sua obra.

Publicada em 1901 - no ano seguinte à morte do seu autor - o romance que tem 16 capítulos é uma crítica à vida urbana, à tecnologia e à revolução industrial.

Nessa obra, cidade versus campo é a principal temática em cena, que tem como ambiente temporal o século XIX.

O cotidiano agrário português, na obra de Eça de Queirós, tem as serras como representação de região provinciana, que vive o atraso tecnológico e cultural.

Explicação:

O romance trata de uma análise à vida rural e à vida urbana. José Fernandes apoia a primeira, enquanto Jacinto, a segunda.

Jacinto não consegue se imaginar sem as modernices dos equipamentos e deseja tudo o que há de mais moderno.

Ele, que vive em Paris - considerada o centro do mundo naquela época - acredita que a felicidade do homem está na modernidade. Ao mesmo tempo, porém, ele considera-se um dependente dessa situação, o que o incomoda.

Seu regresso às origens, em Portugal - que nesse momento não progredia - faz com que Jacinto passe a valorizar a natureza e abrir mão das tecnologias.

Critica a ânsia pela modernidade, embora reconheça a sua importância. Fato que se revela quando mantém o aparelho de telefone em sua casa, na casa de seus sogros, de José Fernandes e do médico.

Perguntas interessantes