História, perguntado por vitpolido, 10 meses atrás

Objetos inanimados também representavam o rei, em especial suas moedas, que traziam sua imagem e por vezes seu nome (o louis de ouro valia cerca de 15 libras). No mesmo caso estavam seu brasão e seu emblema pessoal, o sol. E também seu leito, ou a mesa posta para sua refeição, mesmo que ele estivesse ausente. Era proibido, por exemplo, portar chapéu na sala em que a mesa do rei estivesse posta.



BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, p.20.

Durante o Antigo Regime, a figura do rei foi construída sobre um forte poder de marketing pessoal feito pelos seus assessores. O mais conhecido foi o Rei Luís XIV que disse a frase “O Estado sou eu”, ou seja, ele personificou seu poder se distanciando da Igreja. Assim, pode-se considerar que

(A)

a exposição do rei através de sua imagem tem um forte peso simbólico em que os súditos não podem recusar a segui-lo sob pena de reclusão.
(B)

as camadas populares podiam ir à corte participar dos rituais de afirmação e legitimação do Rei Luís XIV, assim como às festas abertas.
(C)

a presença do rei e da rainha na corte se fazia por meio de rituais celebrados sempre nos mesmos horários tendo a aristocracia como plateia.
(D)

a associação da imagem do rei ao sol pode ser remetida ao paganismo romano representado por Apolo, colocando a ciência na frente.
(E)

o uso excessivo de imagens e rituais com o rei fortaleceu o poder do monarca em todos os sentidos e camadas sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Segredo73
8

Resposta:

Letra E

Explicação:

Uso de imagens tinha como objetivo mostrar as qualidades do rei, assim o fazendo ser admirado e tendo poder sobre tudo e todos.

Respondido por maarigibson
2

A alternativa correta é a E.

O fortalecimento da figura do rei tinha como objetivo manter todas as camadas da população submissas e reafirmar seu caráter divino, fazendo com que esse marketing o tornasse popular e relativamente imune a rebeliões.

O caráter divino fazia com que seu poder não fosse contestado, fosse pela elite ou pela população no geral. A aristocracia tinha o papel de manter as aparências e rituais da corte.

Perguntas interessantes