Objetivos:
- Descrever 2 ações que podem ser realizadas em espaços extraescolares para promover a participação na gestão.
- Escrever um texto autoral, compreensível para o leitor, com aproximadamente 200 palavras.
Leia o excerto a seguir e responda:
TEXTO:
a participação não pode ser reduzida a uma pura colaboração que setores populacionais devessem e pudessem dar à administração pública. Participação e colaboração, por exemplo, através dos chamados mutirões por meio dos quais se reparam as escolas, creches, ou se limpam ruas ou praças. A participação para nós, sem negar esse tipo de colaboração, vai mais além. Implica, por parte das classes populares, um “estar presente na História e não simplesmente nela estar representadas”. Implica a participação política das classes populares através de suas representações ao nível das opções, das decisões e não só fazer o já programado. Por isso é que uma compreensão autoritária da participação a reduz, obviamente, a uma presença concedida às classes populares a certos momentos da administração. Para nós, também, é que os conselhos de escola têm real importância enquanto verdadeira instância de poder na criação de uma escola diferente. (FREIRE, 1995, p. 75)
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
Com base no texto acima, descreva 2 ações que podem ser realizadas em espaços extraescolares para promover a participação na gestão em vez de uma colaboração para a realização do que já foi programado. Seu texto deve ter cerca de 200 palavras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Uma das formas de participação democrática na tomada de decisões em espaços extraescolares é a participação em audiências públicas promovidas por órgãos como assembleias legislativas. Outra forma mais abrangente é a participação no Conselho Nacional de Educação, colegiado na área de educação criado para a participação democrática para o aperfeiçoamento da educação no Brasil.
Gestão Democrática da Escola Pública
A gestão democrática da escola pública é um direito garantido pelas principais leis que regem a organização da educação no Brasil, que são:
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9694/96).
A comunidade escolar, que engloba todos os seguimentos pertencentes à escola (gestão, professores, funcionários, famílias) tem o direito de participar ativamente das decisões referentes ao âmbito da escola, mais comumente por meio dos Conselhos de Escola, bem como participar de meios de participação mais ampla, como o Conselho Nacional de Educação.
Leia mais sobre gestão democrática no link: https://brainly.com.br/tarefa/52448404
#SPJ2