História, perguntado por laistorresq, 9 meses atrás

objetivos da revolta para as comunidades envolvidas na guerra dos canudos?

Soluções para a tarefa

Respondido por myllaarmy2019
2

Resposta:

O objetivo da "Guerra" de Canudos, por parte dos "revoltosos", era defender o seu território, uma comunidade autônoma (o Arraial de Canudos) que tinha o seu próprio modelo econômico e a sua própria estrutura social, dos ataques dos latifundiários locais e do Governo.

Respondido por luluhluana12
1

desculpa se quiser resumir.....!!

Espero ter ajudado msm assim ❤...

Resposta:

A Guerra de Canudos ocorreu no arraial de Canudos, sertão da Bahia, entre 1896 e 1897.

O local era liderado por Antônio Conselheiro e havia se transformado num polo de atração para as populações marginalizadas do Nordeste.

Desta maneira, o governo da Bahia e o governo central resolveram acabar com suas instalações. O conflito é considerado o maior movimento de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais realizado no Brasil.

A Guerra de Canudos foi descrita por Euclides da Cunha no livro “Os Sertões”, publicado em 1902.

  • Causas da Guerra de Canudos

O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino.

Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.000 pessoas constituindo, segundo os latifundiários, em foco de monarquistas que desejavam derrubar a recém-instaurada república. No entanto, os sertanejos apenas se dirigiam ao local em busca de melhores condições de vida.

É preciso lembrar que a mudança de regime político não significou mudanças significativas na economia do País. A estrutura econômica do Brasil funcionava com base no latifúndio, onde predominava a monocultura e a exploração da mão de obra que vivia na miséria.

Perguntas interessantes