OBJETIVO: Conhecer mais profundamente sobre o levantamento dos goleiros.
O levantamento é baseado especificamente em números, que foram divididos entre quesitos indispensáveis para a posição de goleiro. As estatísticas são oriundas da Opta, parceira da ESPN, que levou em conta todas as competições oficiais de clubes e seleções a partir de 2013, excetuando jogos sem caráter oficial.
Itens como “saída de bola”, “acerto de passes” e “pênaltis defendidos” foram analisados. O goleiro do Grêmio teve destaque nos seguintes quesitos: “Defesas cara a cara”, onde é o segundo melhor, empatado com Oblak, do Atlético de Madrid, e também é o segundo que toma menos gols por partida e que toma menos gols a cada chute do adversário.
“Temos aqui que Oblak não é apenas o goleiro que toma menos gols por jogo, mas aquele também que toma menos gols a cada chute do adversário (considerando tanto finalizações totais como finalizações corretas). O destaque aqui é o gremista Marcelo Grohe, que aparece em segundo lugar em ambas as estatísticas”, diz um trecho da pesquisa, que pode ser lida inteiramente aqui.
Outro goleiro brasileiro que também aparece com destaque no levantamento é Diego Alves, do Valência. Ele é reconhecido por ser um grande pegador de pênaltis da atualidade. Tanto Diego quanto Marcelo Grohe já foram lembrados na seleção brasileira e brigam por uma vaga entre os três na Copa do Mundo na Rússia, no ano que vem.
1 realize um texto descrevendo qual a melhor forma do goleiro fazer o levantamento no gol
Soluções para a tarefa
Resposta: Após examinarmos três dos maiores atacantes do mundo, decidimos ir ao outro extremo do campo: os goleiros. Rodamos mais uma batelada de dados para responder quem é o melhor do planeta na posição.
DADOS UTILIZADOS
Utilizamos novamente os dados coletados pela Opta, parceira da ESPN. Para deixarmos as análises mais atuais, consideramos todas as competições oficiais de clubes e seleções (excluindo amistosos) a partir de 2013. Ao todo, olhamos mais de 7.000 jogadores e 100.000 jogos, porém fizemos um corte para goleiros que atuaram mais de 100 vezes no período, e ficamos com um total de 118 atletas.
As estatísticas analisadas incluíram quantidade de passes dados, percentual de passes corretos, distância média dos passes, rebatidas e erros em cruzamentos, finalizações sofridas totais, de pênalti, em situações de 1 contra 1 e, por fim, finalizações sofridas para diversas distâncias específicas. Em todos os rankings, apresentamos as estatísticas dos 3 melhores goleiros, bem como a média dos 118 atletas.
Explicação: