obesidade e atividade física (conceito,a influência da alimentação, sintomas,causa , tratamento)
Soluções para a tarefa
Explicação:
Obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, em partes do corpo ou no corpo todo, com grande aumento de massa corporal.A obesidade é um problema de saúde publica. O mais recente National Examinational Survey (NHANES III) relatou que 33,4% dos norte-americanos tem excesso de peso. Neste dado encontra-se um aumento de 25% da pesquisa feita entre os anos de 1976 e 1980 (ACMS 2003). Além disso, cerca de 61% dos norte-americanos se encontram no estado de sobrepeso. aumento da obesidade mundial esta intimamente ligada ao estilo de vida adotado pelas populações. Bouchard (2003) considera que os níveis atuais de inatividade física está relacionados com a popularidade dos eletrodomésticos e as escolhas modernas de comportamento, tais como: computador, automóveis, controle-remoto e vídeos-games.
O peso corporal é perdido quando o dispêndio de energia diário ultrapassa a ingestão calórica (equilíbrio negativo). O peso corporal aumenta quando existe a situação oposta. Aproximadamente, o individuo ganha 1 kg quando o equilíbrio positivo alcança 7700 kcal.
O jejum e a restrição calórica extremas acarretam perdas substanciais de água e de tecido isento de gordura. Em contrapartida, um equilíbrio calórico negativo, induzido pelo exercício físico e dieta balanceada , atenua a perda de gordura de tecido isento de gordura durante um programa de redução pendural.
relacionar a atividade física com fatores que influenciam a obesidade, já que se imagina que o exercício físico é um importante fator para o controle do peso.
Método
Revisão de literatura acerca da obesidade e atividade física.
Justificativa
Verificar que a perda de peso de forma saudável e sustentável pode ajudar na melhoria da saúde de obesos.
Revisão de literatura
Atividade física e controle do peso
A atividade física bem orientada por profissionais de educação física representa uma importante arma para melhoria da qualidade de vida de obesos a ajudar na perda de gordura corporal (ROBERTSON 2007). Resultados de pesquisas (ANDREOTTI & OKUMA 1999; COLBERG, 2003; RAMOS, 2000), citados por katzer (2007) indicam que a atividade física tanto melhora a capacidade muscular como pode melhorar a resistência, o equilíbrio, a mobilidade articular, a agilidade, a velocidade da caminhada e a coordenação geral.
Tipos
A obesidade pode ser classificada de diversas formas, por exemplo, quanto ao tipo, sendo: (3)
Homogênea: É aquela em que a gordura está depositada de forma homogênea, tanto em membros superiores e inferiores quanto na região abdominal
Andróide: É a obesidade em formato de maçã, mais característica do sexo masculino ou e mulheres após a menopausa e nesse caso há um acúmulo de gordura na região abdominal e torácica, aumentando os riscos cardiovasculares
Ginecóide: É a obesidade em formato de pera, mais característica do sexo feminino e nesse caso há um acúmulo de gordura na região inferior do corpo, se concentrando nas nádegas, quadril e coxas. Está associada a maior prevalência de artrose e varizes.
Além disso, a obesidade pode ser classificada quanto o grau do IMC:
1 - Entre 25 e 29,9 kg/m² = Sobrepeso;
2 - Entre 30 e 34,9 kg/m² = Obesidade grau I;
3 - Entre 35 e 39,9 kg/m² =Obesidade Grau II;
4 - = 40 kg/m² = Obesidade Grau III.
Pode ainda ser classificada como:
Primária: quando o consumo de calorias é maior que o gasto energético
Secundária quando é resultante de alguma doença.
Explicação:
espero ter ajudado