Obeseve a tirinha abaixo e responda Fessora!a senhora ia me castigá pur arguma coisa que eu num fiz? Claro que não Chico Ainda bem fessora pruque eu num fiz a lição do casa Sobre os aspectos que envolvem a variação linguística, é CORRETO afirmar que a) por se tratar de uma variante informal, a fala de Chico Bento apresenta marcas da oralidade típicas do falar caipira. b) a fala de Chico Bento não é objeto de preconceito linguístico por parte dos falantes provenientes da área urbana. c) por se tratar de uma conversa com sua professora, a fala de Chico Bento não cumpre seu papel comunicativo. d) a forma como Chico Bento se expressa, traz prejuízos à norma padrão da língua, por isso deve ser evitada. 2 — Leia novamente a tirinha da atividade 1 e responda: a) Como você caracterizaria o personagem Chico Bento do ponto de vista econômico? b) E como o caracterizaria do ponto de vista regional/geográfico? c) E do ponto de vista social? d) Por que você pôde responder às questões anteriores? Em que se embasou para isso? e) Existe, então, alguma correlação entre identidade cultural e variação linguística? f) Agora, pense estritamente na linguagem utilizada pelo personagem. Você poderia somente por meio dela responder as questões 1, 2 e 3? Explique. g) E essa maneira de conversar é típica da zona urbana ou rural? Como chegou a essa conclusão? h) É tranquilo para as pessoas aceitarem a fala típica da zona urbana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- letra a) por se tratar de uma variante informal, a fala de Chico Bento apresenta marcas da oralidade típicas do falar caipira.
2- a) Como uma criança simples e pobre.
b) da roça, interior.
c) ele é visto como uma pessoa simples, caipira.
d) por pensar nos aspectos socioeconômicos das pessoas no campo e a diferença das pessoas da cidade.
e) Sim, pelo fato da carga cultural.
f)Sim, daria para perceber ao conhecer o personagem, sua ambientação, modo de falar.
g) rural, é mais comum das pessoas do campo ou interior que possuem outra carga cultural.
h) sim, ao saber que são de lugares diferentes essas pessoas devem entender que existem centenas de modos diferentes de falar.
a) O personagem Chico Bento, sob o ponto de vista econômico, é caracterizado com alguém com poucos recursos financeiros. Podemos afirmar isso, pois a sua fala pode ser classificada como pertencendo às variedades populares.
Essa questão precisa de atenção, pois, em geral, já associamos o Chico Bento a um falar interiorano, geralmente, chamado de dialeto caipira, mas a questão quer saber a classificação de acordo com o ponto de vista econômico e não regional.
b) Sob o ponto de vista regional, também denominado de geográfico, a fala do personagem Chico Bento é classificada como rural. Por muitos, esse falar interiorano é chamado de dialeto caipira. Isso indica que ele mora longe dos grandes centros urbanos.
c) Socialmente, podemos afirmar que Chico Bento pertence a uma classe vista como desfavorecida socialmente. Sua fala não indica prestígio social. É possível afirmarmos isso, pois a sua fala pode ser classificada como pertencendo às variedades populares.
d) O que nos possibilita responder à questão anterior é o conhecimento sobre variedades linguísticas e sobre o personagem Chico Bento, que já está no imaginário popular.
e) Obviamente, pois não é possível dissociar identidade cultural e variação linguística. O modo como um indivíduo de enxerga está diretamente relacionado à variedade linguística que utiliza. Isso ocorre, pois a linguagem está intrinsecamente ligada à identidade cultural de um povo.
f) Apenas com os dados sobre a linguagem utilizada pelo personagem, não seria possível responder às questões anteriores. Isso ocorre porque a língua é dos aspectos mais importantes da identidade cultural, mas não é apenas a única característica dela. Outros fatores, como classe social, geografia e classe social, são necessários para que compreendamos a relação entre língua e identidade cultural.
g) A maneira de Chico Bento falar é típica da zona rural. Sabemos disso, pelos traços linguísticos dessa variedade, como o apagamento do "-r" final
no infinitivo, como ocorre em "castigá".
h) Sim. As pessoas tendem a aceitar a a fala típica da zona urbana e até mesmo, muitas vezes, tentam fazer com que ocorra uma imposição dela em detrimento da fala rural. Isso ocorre porque a fala urbana tem mais prestígio social do que a fala rural. Apesar disso, não há evidências científicas que comprovem esse ponto de vista preconceituoso.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20719017
BONS ESTUDOS!