História, perguntado por luluzinha8365, 1 ano atrás

ôartolomé de Las Casas e Juan Gimenez de Sepúlveda estabeleceram uma polêmica histórica, no século XVI, a respeito da escravização dos indígenas. Leia com atenção os principais argumentos de Sepúlveda e tente refutá-los com base nos textos dos capítulos que você estudou.3rimeiro argumento: Os indígenas são bárbaros e oortanto deve-se dominá-los pela força a fim de :irá-los da selvageria.Segundo argumento: A guerra contra os indígenas justifica-se pelo seu pecado de idolatria e sacrifícios humanos.Terceiro argumento: A guerra contra os indígenas justifica-se por suas pecadoras práticas antropofágicas.Quarto argumento: Deve-se fazer guerra contra os infiéis para facilitar a propagação da religião cristã. /H7/H11

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
3

O primeiro argumento pode ser refutado na concepção equivocada que os europeus tinham acerca dos povos conquistados. Usavam as normas culturais de seu povo para julgar os atos dos indígenas, essa era apenas uma maneira de justificar os atos de selvageria dos "povos civilizados".


O segundo argumento - não é considerado o fato dos indígenas desconhecer o que os europeus acreditavam ser uma idolatria, por isso, não se justifica a guerra.


O terceiro argumento - para os povos indígenas, o fato de comer o inimigo tinha muitos significados. Era uma coisa horrorosa para os europeus, mas para alguns nativos não o era. Não justifica o ato, uma vez que os europeus não comiam os seus inimigos, mas faziam coisas bem piores.


O quarto argumento era outra forma de amenizar os atos dos europeus, pois acreditavam que o fato de usaram a religião e propagação da fé, seriam suficientes para justificar o injustificável. Não se fundamenta, uma vez, que os princípios de cristo não tem relação com subjugações e guerras.




Perguntas interessantes