O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uminstrumento de política agrícola e de gestão de riscosna agricultura. Seu estudo, elaborado com o objetivode serem minimizados os riscos relacionados aosfenômenos climáticos, permite a cada municípioidentificar a melhor época de plantio das culturas,nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.I. O zoneamento agrícola é uma ferramenta degestão de riscos, tanto para os agricultoresquanto para as seguradoras, e forneceindicações das melhores épocas de plantiodas culturas, de forma a serem minimizadosos riscos de perdas por eventos climáticos.II. Na elaboração do zoneamento agrícola, sãoanalisados exclusivamente os parâmetros declima, tendo em vista que todos os demaisfatores de produção dependem das condiçõesmeteorológicas locais.III. Na metodologia do zoneamento agrícola, sãoquantificados os riscos climáticos que podemocasionar perdas na produção e é elaboradaa relação de municípios e os respectivosplantios indicados, bem como os calendáriosde plantio.IV. Para fazer jus ao seguro agrícola, o produtordeve observar as recomendações dessepacote tecnológico, uma vez que algunsagentes financeiros condicionam a concessãodo crédito rural ao uso do zoneamento.É correto apenas o que se afirma emA II.B III e IV.C I, II e III.D I, II e IV.E I, III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa correta E) e correto o que se afirma em I, III e IV.
O zoneamento ambiental consiste em um instrumento de organização territorial, planejamento eficiente do uso do solo e efetiva gestão ambiental que age por intermédio da delimitação de zonas e uma correspondente atribuição de usos e atividades compatíveis de acordo com as características específicas do território, permitindo, restringindo, ou impossibilitando determinados usos e atividades.
É um instrumento de legislação ambiental e urbana que estabelece medidas e padrões de proteção ao meio ambiente, visando assegurar a conservação da biodiversidade, a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo, e garantir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável da economia e a melhoria da qualidade de vida da população. Ou seja, o zoneamento é um dos meios de se buscar o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o uso e a ocupação do solo, tendo em vista o desenvolvimento de atividades econômicas.