“O xote é umacadência musical que tem como ancestral uma dança de salãoportuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão quetraduzido tem o sentido de ‘escocesa’, embora não guarde nenhuma relação com a Escócia. Ao criarem esta expressão, os alemães se referiam à polca escocesa, da maneira como era vista por este povo. Esta dança parece ter desembarcado em solobrasileiro em 1851, na bagagem de JoséMaria Toussaint. A princípio ela era difundidaentre os aristocratas que viviam durante o Segundo Reinado. Mas logo os escravos se afeiçoaram a este ritmo,observando a coreografia e adaptando-aaos seus próprios gingados.
Não demorou muitopara que o Schottisch se transformasse no ‘xótis’ edepois no ‘xote’. Assim queos negros instituíram a Irmandade de São Benedito, estebailado tornou-se símbolo dos Bragantinos.
O xote foi aospoucos se distanciando dos elementos originais do Schottisch, pois osantigos escravos imprimiram a esta dança sua flexibilidade sem igual, seus giros e movimentos corporais, que
conferem aos que o dançam uma maior vivacidade. ”Ana Lucia Santana, professora mestra em Teoria Literária pela USP (2004).
Desta forma pode-se entender que:Leitura Avançada
a) o xote do grupo Falamansa não sofreu influência afro.
b) o xote Bragantino é oriundo do Rio grande do Sul.
c) o xote Carreirinha é dançado no nordeste do país com influências alemãs.
d) O xote ao chegar no Brasil sofreu uma miscigenação, alemã no sul, afro no nordeste e no norte, que originou três manifestações artísticas culturais, mas com a mesma origem.
e) no caso do xote o homem não foi produtor de cultura, ele só reproduziu.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Paulo Enrique júnior
Alan e oene eodkdnr peudnvlo
Perguntas interessantes