Sociologia, perguntado por samiraketlly04, 1 mês atrás

o voto sempre foi um direito universal??​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasm80
1

Resposta:

Não. Nem sempre o voto foi um direito universal.

Sufrágio universal é o direito de votar e ser votado independentemente de fatores sociais, como gênero, cor, renda e escolaridade, gerando representação popular política.

Explicação:

Até 1821 as eleições aconteciam somente no âmbito dos municípios e não havia partidos. A partir de 1824, já no império, foi instituída a eleição de deputados e senadores. O voto  era censitário, isto é, limitado aos homens de posses, como também o era o direito de concorrer a eleições.

Mesmo após a proclamação da república, o voto continuou sendo censitário, ou seja, ter posses era requisito para votar. No novo sistema de governo, foram excluídos da cidadania política as mulheres, os analfabetos, os soldados de baixa patente, os padres, os indígenas e os pobres.

O sufrágio universal está previsto na Constituição de 1988, que, reafirma o direito ao voto secreto, direto, ou seja, pessoal e intransferível, e com valor equivalente para todos os cidadãos, não havendo votos mais importantes do que outros. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos, e analfabetos.

Perguntas interessantes