História, perguntado por sofiagaioto40, 8 meses atrás

O voto feminino
A conquista do voto feminino foi consequência de um processo de lutas que se iniciou já nos primeiros anos da República. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a instituir o voto feminino, tendo como a primeira eleitora registrada a professora Celina Guimarães Viana, que no dia 05 de abril de 1928 votou na cidade de Mossoró. No entanto, no restante do país a luta pelo direito de votar e ser votada seguiu por mais alguns anos a ser uma das principais reivindicações de movimentos como o Partido Republicano Feminino e a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), que lutavam pela garantia de mais direitos às mulheres.
Embora sem a obrigatoriedade do registro eleitoral e do voto pelas mulheres, em 1932 foi promulgado o novo Código Eleitoral (Decreto nº 21.076, de 24.02.1932) que garantiu a cidadania política das mulheres brasileiras. A conquista do direito ao voto costuma ser vista enquanto uma concessão que Getúlio Vargas garantiu às mulheres brasileiras. No entanto, ela fora resultado da mobilização política de mulheres como Bertha Lutz, fundadora da FBPF, que inclusive participou da comissão de redação do decreto no. 21.076. Após o decreto ter entrado em vigência, a primeira eleição em que as mulheres participaram ocorreu em 1934, quando Carlota Pereira de Queirós se tornou a primeira Deputada Federal brasileira a ser eleita pelo voto popular.

O texto aponta que a conquista do direito ao voto costuma ser vista enquanto uma concessão que Getúlio Vargas garantiu às mulheres brasileiras. Essa interpretação é correta? Justifique.


sofiagaioto40: Gente, vai tmnc responde na moralzinha ae

Soluções para a tarefa

Respondido por andrewmouradossantos
1

Resposta:

Resposta:A conquista do direito ao voto costuma serviço enquanto uma concessão que Getúlio Vargas garantiu as mulheres brasileiras. No entanto, ela fora resultado da mobilização política de mulheres com o Berta Lourdes., Fundadora da rfb pf, que inclusive participou da comissão de redação decreto no 21.076 após o decreto ter entrado em virgência.

Perguntas interessantes