O viveiro de produção de mudas é uma área ou superfície de terreno que se destina à produção, ao manejo e à proteção das mudas até que elas tenham idade e tamanho suficientes para serem plantadas no local definitivo, resistindo às condições adversas do local de crescimento e apresentando um bom desenvolvimento.
O êxito de um projeto florestal depende diretamente da qualidade das mudas produzidas. Mudas com sistema radicular e parte aérea bem formada, com bom estado nutricional, livres de pragas e doenças, têm altas taxas de sobrevivência e desenvolvimento após o plantio, mostrando melhor o seu potencial de crescimento, florescimento e beleza, em geral.
Os viveiros podem ser classificados como:
Soluções para a tarefa
d) I, II, III, IV e V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. Os viveiros descartáveis compreendem a produção de mudas em um lugar determinado por um período específico de tempo e após essa finalidade é desativado.
II – Correta. Nos viveiros de raízes nuas, as mudas são produzidas sem a proteção de suas raízes por substrato ou um recipiente. As mudas são semeadas diretamente no solo.
III – Correta. Os viveiros de espera objetivam a condução das mudas até um tamanho maior, para objetivos específicos.
IV – Correta. Os viveiros permanentes visam a produção de mudas por muitos anos e seu planejamento é mais complexo e cuidadoso.
V – Correta. Os viveiros de recipientes compreendem a produção de mudas em embalagens para a proteção do sistema radicular.
Bons estudos!
II, III, IV e V Corretooo