O vírus da imunodeficiência humana, o HIV, responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS/HIV), matou, em 2012, 12.073 pessoas de todas as idades. Mas as armas de fogo mataram, nesse mesmo ano, 3,5 vezes mais, vitimando um total de 42.416 pessoas.
Segundo o Mapa da Violência de 2015, a SIDA/AIDS/HIV foi responsável pela morte de 1.618 jovens; já as armas de fogo mataram 15 vezes mais jovens (FONTE: Mapa da Violência, 2015).
A violência na vida social não é um fato que possa ser explicado e compreendido pela ação isolada dos indivíduos, ou ainda pelo uso do álcool ou drogas. O texto retrata:
I. O impacto da violência por armas de fogo e a relação dos determinantes sociais de saúde com as doenças e agravos não transmissíveis.
II. A vulnerabilidade de jovens pela violência.
III. Menor risco de jovens às doenças transmissíveis.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Analisando cada afirmação com base no texto fornecido, é possível verificar que as alternativas I e II estão corretas.
Explicação:
Interpretando cada afirmação é possível verificar que:
A afirmação I é verdadeira já que o texto aponta dados de que, embora as armas de fogo matem muito mais jovens, tanto as armas quanto o HIV matam jovens.
A afirmação II é verdadeira pois conforme o texto expõe: os jovens estão muito vulneráveis à violência já que armas de fogo matam mais que HIV.
A afirmação III é falsa. O fato de armas de fogo matarem muito mais jovens, não minimiza o risco de jovens às doenças transmissíveis ou que eles estejam menos expostos.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4771062
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Física,
10 meses atrás