O vetor deve ter tamanho
3, e os valores deverão ser inseridos pelo usuário. Outro ponto pedido no desafio é que você imprima
os valores que foram adicionados. Para este problema, utilize a Linguagem C.
Soluções para a tarefa
Algoritmo:
#include <stdio.h>
int main() {
int vetor[3];
printf("vetor[0]: ");
scanf("%d", &vetor[0]);
printf("vetor[1]: ");
scanf("%d", &vetor[1]);
printf("vetor[2]: ");
scanf("%d", &vetor[2]);
printf("\n");
printf("vetor[0] == %d\n", vetor[0]);
printf("vetor[1] == %d\n", vetor[1]);
printf("vetor[2] == %d\n", vetor[2]);
return 0;
}
Comentário do Algoritmo:
#include <stdio.h> // A instrução include é utilizada para utilizar uma biblioteca. As bibliotecas são coleções de funções prontas que agilizam o desenvolvimento. A biblioteca stdio é uma biblioteca necessária para utilizar as funções de leitura e impressão, scanf e printf, respectivamente.
int main() // A instrução int main é uma instrução padrão para todos os algoritmos desenvolvidos em C. Essa é a função principal. Perceba que essa função retorna um inteiro (int).
int vetor[3] // Declaração de um vetor do tipo inteiro que contém três elementos. Os elementos de um vetor em C são organizados em um índice que começa em 0 e vai até n - 1, sendo n o tamanho do vetor. Dessa forma, o referido vetor terá as seguintes posições: 0, 1 e 2.
printf("vetor[0]: ") // Função utilizada para escrever uma informação na tela.
scanf("%d", &vetor[0]) // Função utilizada para armazenar uma informação em uma variável. É composta por dois argumentos. O primeiro é o formato da variável, que acompanha um caractere %. O formato da variável que desejamos imprimir é inteiro. Assim, o formato utilizado em scanf para ler valores inteiros é %d. O segundo parâmetro é para definir em qual variável iremos armazenar o valor obtido da informação entrada pelo usuário.