O vazio político medieval e a formação das instituições eclesiásticas entre os séculos V e XI são fatores que se explicam pela incompletude do poder jurídico medieval, como a incapacidade de absorver as manifestações sociais e cobrir as relações intersubjetividade e capacidade de ingerência nos poderes políticos emergentes. Sobre a origem de tal relevância, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tem sua origem no surgimento da burguesia.
b) Tem sua origem na consolidação do poder dos árabes no mundo europeu.
c) Tem sua origem na relevância do poder político e cultural da Igreja.
d) Tem sua origem na Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
a) Tem sua origem no surgimento da burguesia. b) Tem sua origem na consolidação do poder dos árabes no mundo europeu. c) Tem sua origem na relevância do poder político e cultural da Igreja. d) Tem sua origem na Revolução Francesa. 4. O positivismo jurídico é uma concepção de direito que pressupõe a) A inserção do Cristianismo no pensamento jurídico permanece presente ainda nos dias atuais destacadamente nos institutos relacionados com direito de família. b) O Cristianismo elaborou o conceito de punitivismo penal moderno. c) O Cristianismo não foi incorporado no direito moderno uma vez que houve a separação entre Estado e Igreja. d) O Cristianismo não influenciou o conceito de Direitos Humanos já que tal concepção surge somente no século XX. 10. Com a invasão bárbara e o colapso do Império Romano Ocidental há um abandono do modo de vida romano. No entanto, foi mantido um espírito de conservação do direito romano nas legislações surgidas no interior dos reinos bárbaros, como o Código de Eurico, elaborado em 476 por juristas de tradição romana. Sobre o modo de vida romano após a invasão bárbara, assinale a alternativa CORRETA: a) O direito romano desapareceu quase que por completo, ressurgindo apenas na Modernidade com a promulgação do Código de Napoleão. b) Ocorreu umo abandono absoluto da cultura romana, sendo mantido o direito romano em algumas poucas universidades da época. c) Houve a conservação do direito romano. d) A civilização romana não sobreviveu ao longo
Resposta:
Tem sua origem na relevância do poder político e cultural da Igreja.
Explicação:
Com a ascensão de Carlos Magno (742-814) ao poder há uma tentativa de centralização, uma vez que ele buscava converter os bárbaros ao cristianismo, incentivando guerras de conquista que resultaram na recuperação do Império Romano do Ocidente. No ano 800 é nomeado imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Leão III, consolidando uma forte relação com a Igreja, a qual protegia e favorecia. Entretanto, as trocas de benefícios acabam por acelerar o processo de feudalização.