O uso social do corpo
Nas academias de ginástica, conseguimos visualizar como o indivíduo procura ter um corpo "perfeito" para chamar atenção ou para integrar-se facilmente na sociedade. O culto ao corpo vem crescendo cada vez mais em meio à sociedade, e isso vem interferindo no comportamento e nas relações humanas, nas quais a quantidade de músculos é mais importante do que os valores e o próprio caráter. Para C. L. Soares, "a virtude e os valores humanos vão sendo resumidos a centímetros de bíceps, de cinturas, de coxas, de nádegas, sob um custo extraordinário, envolvendo exercícios e o suporte de um arsenal de drogas e de cirurgias".
As considerações que o texto faz sobre o comportamento apresentado nas academias de ginástica servem para uma qualificação da prática corporal como atividade que
a) atende às aspirações econômicas dos praticantes.
b) amplia as virtudes humanas dos praticantes.
c) mistura ciência com identidade.
d) revela anomalias psicológicas.
e) obedece a valores sociais.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa E, já que o que o texto descreve é a função social que as academias de ginástica exercem, sendo uma das muitas instituições em que as relações sociais são construídas.
A imagem do "corpo ideal", assim como os sacrifícios pessoais feitos em busca da construção deste corpo, são exemplos de pressões sociais, de como desejamos ser vistos pelos outros, na prática física dentro das academias. Isto é um elemento importante a considerar na atuação profissional do educador físico, assim como no papel político da atividade física em nossa sociedade.
Resposta:
e) obedece a valores sociais.
Explicação:
De acordo com o texto, a prática de atividade física nas academias de ginástica está ligada a questões do culto ao corpo, da busca do corpo visto como perfeito em nome de uma aceitação social. Dessa forma, o artigo em análise revela que o uso do corpo está submetido a valores sociais, principalmente os que implicam inserção no meio cultural. Aborda-se a busca de uma identidade, que pode ser distorcida por causa das imposições sociais.