O uso mais popular do cloreto de sódio é na cozinha, onde é utilizado para acrescentar sabor a uma infinidade de alimentos e também como conservante e material de limpeza. É na indústria química, no entanto, que ele é mais consumido. São inúmeros os processos que fazem uso de produtos do processamento desse sal.
O uso industrial do cloreto de sódio se dá principalmente no processo de obtenção de alguns importantes produtos de sua eletrólise em meio aquoso. Simplificadamente, esse processo é feito pela passagem de uma corrente elétrica em uma solução aquosa desse sal. Pode-se afirmar que, a partir desse processo, seriam obtidos:
a) gás hidrogênio, gás oxigênio e ácido clorídrico.
b) gás hidrogênio, gás cloro e ácido clorídrico.
c) gás hidrogênio, gás cloro e hidróxido de sódio em solução.
d) gás hidrogênio, gás oxigênio e hidróxido de sódio em solução.
Soluções para a tarefa
Olá amigo, podemos ter dois tipos de eletrólise a aquosa que foi pedida e a ignea. Iremos resolver a reação para a a aquosa.
Perceba que uma solução aquosa de NaCl, contém íons Na+ e Cl-. Teremos também a presença de ions OH- e H+ provenientes da água.
O que vai acontecer na solução inicialmente é o mergulho dos eletrodos que estão ligados aos polos de uma pilha, um eletrodo é o polo positivo e outro o negativo. Nesse tipo de eletrolise devemos considerar as transformações oxi-redução dos íons da água, então devemos analisar quais ions tem tendência de reduzir ou oxidar mais que o outro.
Por exemplo, quem tem maior POTENCIAL de redução H+ ou Na+? Claramente o H+, logo o Na+ vai continuar na forma de ION e o H+ vai ser reduzido e se transformará em gás Hidrogênio.
No caso dos anions quem tem maior potencial de OXIDAÇÃO? É o Cl-, logo ele será OXIDADO pelo polo positivo, perdendo eletrons e se transformado em gás Cloro (Cl2).
Logo sobrará ions Na+ e OH- que ficaram dissociados na solução uma vez que a base NaOH é uma base MUITO solúvel.
Equação global do processo:
2 NaCl(aq) + 2 H2O(l) -----> Cl2(g) + H2(g) + 2 NaOH(aq)
Gabarito letra C.