O uso irrestrito de editores como Photoshop ou Facetune alterou não somente os rostos e corpos em publicidades e ensaios fotográficos, mas também a própria forma com que hoje olhamos e consumimos tais imagens. Hoje não resta mais dúvidas que as fotos não representam a realidade em forma alguma, e as tantas matérias revelando os bastidores ou a verdade por trás de campanhas ou postagens nas redes sociais confirmam a dimensão de tais alterações – mas será esse um fenômeno de fato recente? Uma reportagem no site Bored Panda demonstra que a manipulação de imagens é recurso muito mais antigo do que costumamos imaginar.
Disponível em: Acesso em: 15 jul 2022.
A respeito do trabalho com imagens digitais dentro do Adobe Photoshop, analise as afirmações a segui e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. Uma imagem rasterizada em modo de cor RGB pode ser salva em diversos formatos de arquivo, tais como JPEG, TIFF, GIF, PNG e EPS.
II. As cores primitivas no padrão CMYK são preto, branco, ciano e magenta.
III. O modelo subtrativo de cores é chamado de RGB.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V .
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: V, F, F.
Explicação:
Arquivos rasterizados são imagens feitas de pixels, pequenos quadrados coloridos que, em grande quantidade, podem formar imagens altamente detalhadas, como fotografias. Quanto mais pixels tiver uma imagem, maior será a qualidade da imagem e vice-versa. O número de pixels em uma imagem depende do tipo de arquivo (por exemplo, JPEG, GIF ou PNG).
CMYK é um sistema subtrativo com abreviatura formada por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black) que é a mistura das cores primárias.
A mistura mistura das cores primárias, primárias, ou adição de uma sobre a outra em proporções diferentes, denomina-se “Processo Aditivo”. O resultado desta mistura é a formação das cores secundárias amarelo, ciano e magenta, também chamadas de cores subtrativas.