Ed. Técnica, perguntado por LeleMoreno3888, 11 meses atrás

O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado). No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são: a) Contaminação do aquífero Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial. b) Intrusão salina Extração reduzida da água doce do subsolo. c) Superexploração de poços Construção ineficaz de captações subsuperficiais. d) Rebaixamento do nível da água Bombeamento do poço equivalente à reposição natural. e) Encarecimento da exploração sustentável Conservação da cobertura

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
97
Olá, Lele, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Levando em consideração o texto apresentado e o estudo sobre a água no planeta, podemos concluir que a afirmativa correta é a letra A, "Contaminação do aquífero - Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial."

O problema, conforme mencionado por Teixeira, é a contaminação dos lençóis, tornando-os impróprios para uso pelo ser humano.

A causa dessa contaminação é a má realização da perfuração que será usada para atingir o lençol. Quando o serviço é mal feito, pode-se haver a contaminação da água e, com isso, sua inutilização.
Respondido por jhennyalves17
48

Resposta:

Contaminação do aquífero - Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial.

Explicação:

Os poços artesianos são muito comuns no Brasil e consistem na perfuração de terras afim de captar água do lençol freático pela necessidade hídrica da região. O lençol freático no geral está conectado com toda a rede hídrica, sendo o maior problema sua contaminação.

Perguntas interessantes