Pedagogia, perguntado por elietecampina4375, 11 meses atrás

O uso de jogos com fins pedagógicos é um tema bastante relevante para os dias de hoje. Os jogos foram usados na escola, no contexto da educação informal, sem o ensinamento de conteúdo, embora com considerações de que o lúdico podia desenvolver o raciocínio e a inteligência e, por consequência, auxiliar o estudo. Em muitas salas de aula, o jogo tem sido usado como recurso pedagógico. Por várias razões, os educadores Rizzi e Haydt (1994, p. 13-14) recorrem aos jogos como um recurso no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto os autores presentam quatro motivos que levam um professor a utilizar os jogos em seu ambiente escolar: impulso natural, prazer e esforço espontâneo, mobilização de esquemas mentais e integração das dimensões da personalidade.


Diante das perspectivas teóricas que você estudou durante as aulas e videoaulas da disciplina, produza um texto entre 10 e 15 linhas explicando as considerações sobre cada um dos quatro motivos ap

Soluções para a tarefa

Respondido por excelaprendiz
5

Resposta:

Para Rizzi e Haydt, impulso natural, o prazer e o esforço espontâneo, esquemas mentais, e a integração das várias dimensões da personalidade, são os quatro motivos para a utilização de jogos no processo de aprendizagem; cada um desse motivos têm suas justificativas.

O ser humano tem uma tendência ao lúdico, logo, a utilização de jogos irá satisfazer uma necessidade interior, através do impulso natural.  

O ato de jogar traz consigo o prazer e o esforço espontâneo. O jogo é prazer, pois sua principal característica é a capacidade de absorver o jogador de forma intensa e total, isso cria um clima de entusiasmo, mas ao mesmo tempo em que vai canalizando as energias no sentido de um esforço total para a consecução de seu objetivo. Portanto, o jogo é uma atividade excitante, mas é, também, esforço voluntário.  

A situação de jogo mobiliza esquemas mentais: sendo uma atividade física e mental, o jogo aciona e ativa as funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.  

O quarto motivo é decorrente dos anteriores, pois o jogo integra as varias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, o jogo aciona as esferas motoras e cognitivas, e à medida que gera envolvimento emocional apela para a esfera afetiva

Explicação:

Perguntas interessantes