História, perguntado por elianaazevedo1, 11 meses atrás

“O uso de fontes no ensino de História tem sido algo frequente no que se refere à elaboração de materiais didáticos para o Ensino Básico. Os benefícios que documentos históricos dos mais variados tipos trazem para o aprendizado e as diversas possibilidades de sua utilização em atividades escolares os tornam um mecanismo de extrema relevância para o processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. [...] Uma forma muito rica para se trabalhar a história é por meio da análise de imagens. Existe um grande número de documentos imagéticos de diferentes tipos e abordagens, vindos de regiões e tempos também distintos, que transmitem características e situações vividas por esses grupos. De uma maneira geral, os benefícios da utilização de fontes iconográficas em sala de aula extrapolam as possibilidades do documento textual comum e concedem maior força para se atravessar o abismo que existe entre a pesquisa acadêmica e o ensino básico”.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8

Eis o resto da questão:

Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o uso de imagens nas aulas de História, analise as seguintes asserções:

I. Filmes e documentários não podem ser considerados como imagens devido ao movimento existente nessas fontes.

II. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade.

III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.

IV. As imagens são neutras, pois elas sempre representam fatos verdadeiros e mostram o que os artistas e fotógrafos veem no e do cotidiano.  

Estão corretas apenas as afirmativas:

A I e II

B I e IV

C II e IV

D III e IV

E II e III

I é falsa. Que haja movimento não impede que os filmes e documentários sejam considerados imagens, cumprindo com todos os requisitos básicos para a prática.

II é verdadeira. É neste olhar crítico que está o valor pedagógico da análise das imagens, ajudando a desconstruir falsidades.

III é verdadeira. É sempre necessário colocar as imagens dentro do seu contexto específico, de modo a não julgar o passado a partir do presente.

IV é falsa. Uma imagem pode ser produzida de modo enviesado, criando uma narrativa falsa sobre algo.

É correta a alternativa E.

Perguntas interessantes