O uso de esteróides por atletas de esportes de alto rendimento é chamado de: *
Ciclo
Auto medicação
Dopping
Ficar bombado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com base em uma revisão da literatura e uma análise cuidadosa das questões relativas aos efeitos ergogênicos e ad-versos dos esteróides anabolizantes, o Colégio Americano de Medicina do Esporte toma como posição oficial:
1) Os esteróides anabolizantes, em conjunto com uma dieta adequada, podem contribuir para aumentos do peso corporal, em geral, do peso magro.
2) Os ganhos de força muscular obtidos através do exercício de alta intensidade e uma dieta adequada podem ser aumentados pelo uso dos esteróides anabolizantes em alguns indivíduos.
3) Os esteróides anabolizantes não aumentam a potência aeróbica ou a capacidade para manter um exercício muscular prolongado.
4) Os esteróides anabolizantes têm sido associados com efeitos adversos no fígado, sistema cardiovascular, aparelho reprodutor e no estado psicológico em estudos terapêuticos e em estudos mais limitados com atletas. Até que haja um maior número de pesquisas, os efeitos deletérios potenciais do uso dos esteróides anabolizantes em atletas devem incluir todos aqueles encontrados nos estudos terapêuticos.
5) O uso dos esteróides anabolizantes em atletas é contrário às regras e aos princípios éticos de uma competição desportiva, conforme estabelecido por muitas das instituições que comandam os vários esportes. O Colégio Americano de Medicina do Esporte apóia esses princípios éticos e repudia o uso dos esteróides anabolizantes pelos atletas.
Este documento é uma revisão do Posicionamento Oficial de 1977 do Colégio Americano de Medicina do Esporte sobre esteróides anabolizantes1.
BASE TEÓRICA
Em 1935 o efeito positivo já há muito especulado dos androgênios sobre o anabolismo protéico foi documentado2. Esse efeito foi confirmado posteriormente3,4 e o desenvolvimento da 19-nortestosterona foi o precursor da síntese de esteróides que possuem propriedades anabolizantes maiores do que a testosterona natural, mas menos do seu efeito virilizante5. O uso dos esteróides androgênicos por parte de atletas teve início no começo dos anos 506 e aumentou ao longo dos anos6-11, apesar de advertências a respeito dos seus efeitos adversos potenciais1,6,9,12 e do banimento destas substâncias por parte das instituições que comandam os esportes.