Geografia, perguntado por lizaelisa, 11 meses atrás

O uso de agrotóxicos na agricultura resumo pequeno para o dia 12/11 o quanto mais rápido melhor coloquei geo pq n tem ciencias

Soluções para a tarefa

Respondido por luisfelipecebage
0

Resposta: Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.

Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 formulações encontram-se licenciadas no País.

O uso indiscriminado de agrotóxicos ao longo dos anos tem provocado o acúmulo de resíduos de compostos químicos nocivos na água, no solo e no ar. É esse o resultado da alta dependência de insumos químicos usados no controle de pragas, doenças e invasoras nas lavouras para garantir índices de produtividade que proporcionem retorno econômico à atividade.

A intensa e contínua contaminação dos recursos naturais e os riscos que as aplicações de agrotóxicos geram para a saúde humana e para a biodiversidade demandam a implementação de estratégias de conscientização da população e em especial dos agricultores sobre o perigo ambiental do uso indiscriminado de defensivos, em especial sobre os recursos hídricos.

Os impactos resultantes do uso de defensivos nos mananciais vêm sendo estudados pela Embrapa em linhas de pesquisas específicas, a exemplo da aplicação de programas computacionais que simulam o destino de um pesticida no solo mesmo antes de sua aplicação. Dessa forma, é possível prever se haverá contaminação dos recursos hídricos e como ocorre o processo, o que possibilita a definição de estratégias que minimizem a poluição.

Outra linha de trabalho que vem sendo desenvolvida pela Embrapa é o desenvolvimento de tecnologias de produção menos dependentes dos agrotóxicos, para a composição de sistemas de produção sustentáveis, com menor impacto ao meio ambiente. Uma das alternativas, segundo a Embrapa, seria a intensificação dos estudos de monitoramento de operações envolvendo agroquímicos potencialmente poluentes para que se estabeleçam estratégias de redução dos riscos de contaminação.

Explicação:

Perguntas interessantes