O uso da metáfora da “visita inesperada”, que em muitas situações se transforma em um “hóspede permanente”, tem se mostrado, via de regra, muito positiva. Ela auxilia a introdução das conversas de externalização de forma leve e espontânea, não gerando nenhum tipo de estranheza para a pessoa assistida. Após esse momento, quando as pessoas desenham e caracterizam a “visita inesperada” em suas vidas, a percepção de como elas se relacionam com o problema se apresenta de forma mais clara para elas, construindo até falas muito engraçadas. Aprender a falar dos problemas com uma dose de humor é fundamental para a qualidade das reflexões nos momentos posteriores. (NOVIS e ABDALA, 2013, p. 32)
Levando em conta o trecho apresentado sobre o sistema do problema e as concepções da Terapia Colaborativa, avalie quais das afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A terapia colaborativa entende que os problemas vividos pelas pessoas decorrem dos sentidos que elas atribuem aos fatos da vida e da maneira pela qual organizam suas vidas em torno deles.
( ) A utilização de metáforas, como a “despensa da vida” e a nomeação dos problemas potencializa a manifestação de sentimentos da família em relação a si mesma, colaborando na percepção da relação com “o problema” em vez de “ser o problema”.
( ) A aceitação de que o conhecimento é sempre de quem vive o problema e a validação das famílias em suas adversidades, como especialistas de si mesmo, permite reconhecer suas histórias, seus recursos e suas competências para enfrentarem as adversidades.
( ) A construção de novas histórias pelo terapeuta é importante para abrir caminhos a fim de que as famílias possam mudar e assim pararem de ter problemas, pois as famílias são sempre deficitárias.
( ) Em uma única conversa é possível construir uma linha da vida onde a história da chegada da visita inesperada, no tempo e no espaço, fique visível e seja possível avaliar como as pessoas mantêm a situação sob controle.
Assinale a alternativa com a sequência correta a) V-V-F-F-V
b) V-V-V-F-F.
c) V-F-V-F-V.
d) F-V-V-F-F.
e) V-V-F-V-V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
V-V-V-F-F.
A terapia colaborativa visa a construção de formas de se criar uma identidade comum a todos os envolvidos, sejam eles uma família, amigos ou comunidade, por meio de problemas que tenham algo em comum.
Com isso, cabe ao terapeuta a sensibilidade necessária, para identificar estes pontos-chave que poderão ser trabalhados com cada paciente, no sentido de reorientação na busca do desenvolvimento da autoestima.
Perguntas interessantes
Contabilidade,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás