O uso correto do Direito favorece a participação crítica envolvendo a sociedade civil em parceria com o Estado na construção de seus processos. O bem-estar social é uma organização na qual o Estado (governo) é o principal agente promotor de proteção e defesa, tanto socialmente como economicamente.
NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao Estudo do Direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 14ª Edição. Revista e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2017.
Com base no contexto, complete as lacunas a seguir:
Assim como o Direito, o conceito de justiça pode ter percepções diferentes, a depender de seu posicionamento _____________, econômico ou cultural. O conceito não muda, o que pode se modificar é a percepção do que é “dar a cada um o que é seu”. Por outro lado, o termo “seu”, presente nesta sentença, deve ser entendido como aquilo que é próprio da pessoa, não somente na concepção de propriedade, mas também de ___________. Por exemplo, salário justo e de acordo com o que foi __________; ser condenado apenas se cometer um crime e na medida da pena previamente determinada pela lei; ter direito a receber o produto que comprou; ser tratado como um ser humano independente de qualquer situação que o diferencie da maioria.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
humano/ valores/ acordado.
b.
democrático/ valores/ mencionado.
c.
político/ valores/ trabalhado.
d.
social/ ideais/ contratado. Incorreto
e.
político/ percepção/ trabalhado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta é a C.
A garantia democrática de liberdade política é uma das principais conquistas da Constituição de 1988, pois ela garante pluralidade e respeito às opiniões, apesar do conceito do que é direito ou justiça mudar conforme orientação política.
Além disso, as garantias de propriedade, trabalho e outros direitos fundamentais são imprescindíveis para o sucesso do nosso atual modelo.
Perguntas interessantes