ENEM, perguntado por jeffinsantos, 1 ano atrás


O Urbanismo é uma área bastante complexa que surgiu dos estudos do engenheiro Ildefonso Cerdá, quando propôs um plano de urbanização para a cidade de Barcelona. Sobre o Urbanismo, é correto afirmar que:​​​​​​​

a)
é voltado para uma edificação específica que deve ser proposta em consonância com seu entorno.

b)
é o responsável por ordenar e projetar as vias de circulação das cidades, não se detendo em praças ou parques.

c)
é a área responsável por determinar leis e gerir o uso e a ocupação do solo urbano e das áreas comuns das cidades.

d)
é bastante simples e limitado, sendo necessário o conhecimento apenas das leis e normas das cidades.

e)
se preocupa com projetos e propostas para novas áreas da cidade, não sendo o responsável por resolver os problemas de áreas consolidadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliamelazzo
2
Acredito que a resposta seja letra E

jeffinsantos: Tem alguma justificativa?
Respondido por matheusadepaula
4

Resposta:

Letra C

Explicação:

O Urbanismo estuda e analisa a questão do uso e da ocupação do solo, do controle do mesmo e do planejamento da cidade e de seu desenvolvimento, controlando e orientando sua urbanização. Já a Arquitetura diz respeito a uma edificação, mesmo que pensada em seu entorno, em sua integração com o espaço externo e com a cidade. O Urbanismo trata da organização das edificações a partir de uma visão mais global. Também trata da organização das cidades, considerando as quadras, bairros, loteamentos, ruas, sistemas de saneamento básico, praças, parques, dentre outros equipamentos, com o intuito de criar condições satisfatórias de vida nesses centros urbanos. O Urbanismo é complexo e requer o conhecimento e a contribuição de outros setores, como a Geografia, o Direito, a História, a Biologia, dentre outros, tendo um caráter multidisciplinar. Além de pensar novas propostas para a cidade, o Urbanismo deve atender as demandas e problemas urbanos que vão surgindo e que têm relação com o momento que a sociedade vive.

Perguntas interessantes