Filosofia, perguntado por jailsongomes26, 1 ano atrás

O Universo seria uma “mecânica” com um movimento perfeito? Para Platão, sim. A grande aventura da inteligência humana seria buscar entender essa lógica. Quanto mais os seres humanos a compreendem, mais se aproximam de deus ou dos deuses. O saber eleva o ser humano, o diferencia.

Esta busca do conhecimento, quando alcançada, nem sempre traz àquele que a desvenda, o reconhecimento das demais pessoas. Neste trecho, em “O Mito da Caverna”, Platão expressa:

"Suponhamos que alguém o traga para o outro lado do muro. Primeiramente ele ficaria ofuscado e amedrontado pelo excesso de luz; depois habituando-se, veria as várias coisas em si mesmas; e, por último, veria a própria luz do sol refletida em todas as coisas. Compreenderia, então, que estas e somente estas coisas seriam a realidade e que o sol seria a causa de todas as outras coisas. Mas ele se entristeceria se seus companheiros da caverna ficassem ainda em sua obscura ignorância e dos grilhões que os prendiam. Mas, quando volta, ele é recebido como um louco que não reconhece ou não mais se adapta à realidade que eles pensam ser a verdade: a realidade das sombras. E, então, eles o desprezariam."
(PLATÃO. O Mito da Caverna. 1997, pp 287-289).

Nessa citação, Platão estabelece uma relação entre a busca pela verdade e as consequências que ela traz. Assim sendo, considerando o pensamento de Platão contido na citação e ainda sobre seu conhecimento acerca do tema, julgue as afirmativas que seguem e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Platão é um crítico ao governo dos sábios. Na citação do “Mito da Caverna”, essa expressão fica clara quando ele fala da resistência que as pessoas têm ao conhecimento, o quanto um pensador é desprezado pelas outras pessoas que não têm interesse em viver com a verdade.
II. Para Platão, vivemos no “mundo das sombras”, na ignorância. Temos que buscar saber a verdade que está nas coisas, principalmente na impressão, no pensamento que constituímos delas. Quanto mais desvendamos a verdade das coisas, mais conscientes somos em relação a elas.
III. Platão é um defensor do governo dos sábios exatamente porque a maioria das pessoas, as pessoas comuns, desconhecem a verdade. Não sabem o que está por trás da aparência. Se os que têm maior sabedoria governassem, as ações seriam mais conscientes na busca de solucionar os problemas.
IV. O Universo tem uma lógica única que movimenta todas as coisas. Nós, segundo Platão, vivemos no mundo da aparência, desconhecemos a essência. Essa forma como compreendemos o mundo é que pode nos elevar ou nos condenar. Porém, o senso comum é o que move a atitude da maioria, que tem resistência à verdade.
ALTERNATIVAS

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.


Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


I, II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lunaorion
7
creio que seja a resposta (B) II III IV estão corretas
Respondido por Shipaulashi
5
Todas as alternativas estão corretas


jailsongomes26: concordo
lunaorion: No livro Fundamentos históricos e filosóficos da educação , pag 21
lunaorion: Para Platão, o bom governo
tem um pensador à sua frente. A razão e a sabedoria são os melhores governantes
Perguntas interessantes