Matemática, perguntado por NaoseiMATH, 1 ano atrás

O único marciano sobrevivente relatou que, nos últimos tempos em Marte, apenas existiam 20 marcianos amarelos, 21 verdes e 22 azuis. Informou também que, quando dois marcianos de cores distintas se encontravam , fundiam-se transformando-se em um só marciano com a cor distinta deles. Qual a cor do marciano sobrevivente?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sergiohenriquemaciel
33

Resposta:

Verde.

Explicação passo-a-passo:

Cara. Eu não sei como eu vou explicar isso de uma forma entendível, mas eu vou fazer meu melhor. sagashafhd.

Bem. Perceba que para 2 marcianos se transformarem em outro, eles têm que ter cores diferentes.

Temos três grupos:

Amarelos = Am

Azuis = Az

Verdes = V

Veja que se um marciano do grupo 1 e um marciano do grupo 2 viram um marciano do grupo 3, grupo 1 e 2 perdem 1 marciano cada e o grupo 3 ganha 1.

Vamos usar uma técnica que chamamos de redução ao absurdo, vamos mostrar que apenas o verde consegue sobreviver, para isso, vamos supor que seja possível que o azul e o amarelo sobrevivam, e depois vamos mostrar que a consequência disso é algo impossível de acontecer:

Vamos supor que o último marciano sobrevivente seja amarelo, para isso ter ocorrido, verdes e azuis devem ter se misturado:

21 verdes/22 azuis

Se um verde se mistura com um azul vira amarelo: ficam 20 verdes/21 azuis

Se formos juntando os parezinhos, no fim, sobra 1 azul perdido, sem verdes para se misturar. Agora a única combinação possível é o 1 azul com algum dos 41 amarelos (lembre-se que criamos mais amarelos ao misturarmos verdes e azuis), se misturarmos ficaremos com:

1 verde/40 amarelos

Fazendo sempre a única combinação possível nessa situação, ficaremos com:

1 verde/40 amarelos

1 azul/ 39 amarelos

. . .

1 azul/ 1 amarelo

1 verde.

Caiu em verde, absurdo, pois era pra ser amarelo, então o sobrevivente não pode ser amarelo.

Tentando a mesma coisa para um sobrevivente azul, cai em sobrevivente verde novamente.

Isso tem a ver com a paridade das quantidades sim. Veja que existem números pares de Azuis e Amarelos e um ímpar de verdes.

Am = par

Az = par

V = ímpar

Veja que ao subtrairmos 1 de dois grupos, ainda teremos um grupo com uma quantidade ímpar e dois grupos com quantidade par.

Mas devido ao ímpar de verdes estar entre os pares de Am e de Az, é possível misturarmos Am e Az de modo a cancelar com V, já que a média entre o número de Am e Az é o número de V. Como isso não é verdade para V com Az ou V com Am, apenas é possível que sobre um marciano verde.

É difícil de explicar cara, desculpe se ficou confuso, me esforcei, na minha mente eu entendo, mas é meio abstrato aqui dentro, complicado de escrever sobre isso.  


kitlucas: todas as faculdades tem isso?
sergiohenriquemaciel: na verdade, em geral toda universidade/ instituição tem
sergiohenriquemaciel: difícil achar uma que não tenha, ainda mais se for federal igual o ITA
kitlucas: Mas não precisa passar em nenhuma prova para fazer o curso né?
sergiohenriquemaciel: eu acho que aí depende de instituição pra instituição
kitlucas: entendi vlw mesmo aí
sergiohenriquemaciel: por exemplo, aqui onde eu estudo também é federal, tem cursos de 6 meses por exemplo que não precisam de prova, mas se tiver muita inscrição, a universidade pode fazer provas ou mesmo sortear
kitlucas: entendi manooo
sergiohenriquemaciel: Lá no ITA foi por causa da Olimpíada Brasileira de Astronomia, aí foi uma Semana lá de cursos e atividades
kitlucas: obrigadão mesmo
Perguntas interessantes