O último modelo listado Pressão-Estado-Resposta (PER) foi inicialmente desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico , para estruturar trabalhos sobre as políticas e relatórios ambientais, e foi modificado pelo Programa das Nações Unidas e Meio Ambiente e a ele, foi incrementada a letra “I” – impacto. O é um modelo em que busca, de maneira simplificada, retratar as pressões que as atividades humanas exercem no meio ambiente em uma localidade, alterando, dessa forma, a qualidade de vida da população no entorno e a quantidade dos recursos naturais existentes e vem adquirindo cada vez mais importância por ser um modelo mais usual e que se adapta a muitas atividades exercidas pelo homem.
Disponível em. Acesso em: 10 jan. 2020.
A esse respeito, observe as seguintes afirmações em relação a Metodologia supracitada:
I. A pele do animal até chegar ao estado de couro é necessária que fique em meio a grande volume de água. Ao volume de água, na metodologia denominamos (Estado).
II. O solo na região onde se localizam os curtumes artesanais em Cabaceiras - PB é de um solo raso e pedregoso. A esse tipo de solo, na metodologia denominamos (Estado).
III. A emissão de poeiras na atividade de curtimento é inevitável quando a mesma é realizada de forma artesanal. A essa emissão na metodologia denominamos (Impacto).
IV. Os curtumes artesanais na cidade de Cabaceiras - PB não possuem uma estrutura que garanta a saúde física dos trabalhadores, é necessário que haja a construção de um lugar adequado para o funcionamento dessa atividade. Para essa situação, na metodologia denominamos (Resposta).
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
I e II.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alguém sabe a resposta?
Resposta:
II, III e IV.
Explicação:
Indicadores de Pressão: utilização de grande volume de água; extração do pelo e da gordura da pele do animal; disposição final da água residuária; poluição do ar e extração de mata nativa.
˗ Indicadores de Estado: solo; água; fauna; flora; disposição dos curtumes na cidade de Cabaceiras-PB.
˗ Indicadores de Impacto: emissão de poeiras; emissão de odores desagradáveis às pessoas que vivem próximas aos curtumes; atração de animais vetores de doença; poluição dos recursos hídricos; prejuízo do solo; fonte de renda para agricultores.
˗ Indicadores de Resposta: construção de estrutura física adequada ao trabalho; tratamento dos resíduos; incentivo à criação de estações para tratamento de efluentes do curtume; participação de políticas públicas; estudos sobre impactos ambientais; criação de um centro de disposição de resíduos sólidos.