Administração, perguntado por marcelosilveirametal, 6 meses atrás

O turismo sempre foi motivado por diversas necessidades como negócios, cultura, esportes, eventos, saúde ou lazer. Ao viajar as pessoas tem acesso a um leque de novas oportunidades, seja através da troca de cultura, de informação, ou ainda oportunizando o turista a vivenciar novas experiências.

O turismo é uma atividade socioeconômica, no qual gera a produção de bens e serviços. Segundo diversos autores da área, é possíveis observar a existência de uma indústria impulsionada pelo turismo no qual se relaciona com basicamente todos os setores da economia mundial.

Com a ideia de que a indústria do turismo acabou adquirindo espaço no interesse e no cotidiano das pessoas, trazendo com o turista o interesse em diversos outros seguimentos que envolvem o lazer, a cultura, as artes e o esporte.

So serviços oferecidos por uma empresa de turismo estão interligados por uma combinação de atividades, serviços e indústrias. Ao oferecer roteiros turísticos a empresa acaba interligando seu produto e serviço com inúmeros outros setores como o de transporte, alojamento, serviços de alimentação, lojas, espetáculos, entre outros.

De acordo com o Sebrae é possível perceber que a indústria esportiva mundial movimenta um mercado amplo dentro do turismo, oferecendo aos empreendedores oportunidades de negócios de investimentos, movimentando todo o ano bilhões de dólares pelo mundo.

Para Bahia (2009), o turismo esportivo é um segmento que gera benefícios para diversos setores. À cidade sede do evento bem como os empreendedores, o comércio local e os municípios vizinhos se beneficiam contribuindo para a utilização da estrutura, dos equipamentos e serviços turísticos das regiões que recebem e promovem os eventos, além de divulgar os atrativos turísticos do local para o público em geral.

Conforme Calado (2007), o turismo esportivo traz diversos benefícios para diferentes pessoas. Ele não somente beneficia seus praticantes ou fãs de esporte, como também as empresas que patrocinam ou estão envolvidas de alguma forma dentro do mercado. Milhares de pessoas viajam pelo mundo para assistir ou praticar seus esportes favoritos. Os autores ainda reforçam a importância dos eventos esportivos dentro do setor de turismo e ressaltam a ideia da quantidade de benefícios que esse segmento pode gerar dentro da economia (TIAA, 2000). Preuss (2008) destaca que no inicio dos anos 90, os grandes eventos esportivos no Brasil tiveram grande destaque com o estrondoso sucesso da Fórmula 1 movimentando o turismo naquelas datas, no calendário.

Goidanich e Moletta (1998) afirmam que para alguns autores existe uma distinção dentro desse segmento entre indivíduos que viajam para participar do esporte ativamente e aqueles que viajam apenas para assistir a um evento esportivo.

Os autores ainda diferem que no turismo esportivo, o turista vem com a intenção de praticar o esporte seja por lazer ou para praticar exercícios físicos, sem o intuito de competir ou ser remunerado. Já no turismo de eventos esportivos, o turista apenas se desloca até a localidade com o motivo de participar de eventos ou competir em provas, campeonatos ou jogos esportivos. Segundo os autores, o turismo esportivo está aberto a todos os tipos de turistas, sejam eles amadores, fãs, atletas profissionais, entre outros.

Ao observar a expressividade do turismo, como promovedor do empreendedorismo, marque a afirmativa correta:



a.

Por ser uma indústria de grande pulverização, o turismo sofreu uma drástica queda em virtude da pandemia (2020), a qual não é possível recuperar por se tratar de um segmento que não possui regulamentação pública, estando totalmente abandonado pelas políticas públicas mundiais.



b.

Considerado o setor que sofreu o com maior impacto de recessão, em virtude da pandemia (2020), mas também é considerado o setor mais promissor para retomada de suas operações. Apresentando grande potencial de inovação na forma como se apresenta aos consumidores como novas experiências.



c.

O mercado do turismo por nunca se enquadra em uma cadeia produtiva formal, foi afetado ligeiramente com a pandemia (2020), inviabilizando apenas operações extremamente pequenas e sem estrutura de gestão empresarial. Sua participação no PIB mundial continuou a mesma de anos anteriores.



d.

Considerado uma das principais atividades econômica no mundo, o turismo de grandes operações não sofreu com impacto da pandemia (2020) e ainda apresenta uma forte tendência de crescimento, observando o conceito de tendência futura de mercado.



e.

Mesmo observando sua retomada o turismo como conhecíamos, já mais irá retomar sua participação no mercado. Em virtude da pouca ou quase zero capacidade do setor se adaptar aos novos conceitos de mercado e de inovação, pode-se considerar que o setor do turismo é o mais ultrapassado no quesito inovação.



Pular Navegação do questionário

Navegação do questionário

Finalizar tentativa ...

Soluções para a tarefa

Respondido por renatasiqueirarns
1

Resposta: b

Explicação:

Perguntas interessantes