O turismo, como qualquer outra atividade econômica voltada ao desenvolvimento, envolve açõesplanejadas e implementadas segundo diretrizes preestabelecidas e acordadas, não se resumindo a umprocesso alheio às demandas, vocações e potencialidades locais. No mundo, a concepção de turismotem-se voltado para os princípios de regionalização, como forma de propiciar o desenvolvimentosustentável e a minimização ou superação dos impactos negativos causados, no passado, por visão isoladadesse processo.Considerando essas informações, o profissional de turismo devepromover a integração das regiões turísticas com a ligação e a complementação dos roteirosturísticos, propiciando meios e condições para que todos os atores envolvidos participem de todasas etapas do processo.concentrar sua atuação em uma região, para estabelecer os roteiros turísticos, articulando-se, senecessário, com a esfera não governamental, para que as ações não sejam duplicadas ou realizadas deforma paralela.0 atentar para aspectos essenciais do projeto de crescimento econômico de uma região, em detrimento dasrotas turísficas, em virtude da divisão de receitas com outras regiões.O• adotar abordagem técnica e unidimensional de espaço e planejamento, assegurando valores, habilidades,vocações e potencialidades específicas de cada município turístico.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O turismo pode ser uma ferramenta de importante responsabilidade social quando utilizado da maneira correta. O estímulo ao turismo sustentável e preocupado socialmente é fundamental para este tipo de atuação:
a. promover a integração das regiões turísticas com a ligação e a complementação dos roteiros turísticos, propiciando meios e condições para que todos os atores envolvidos participem de todas as etapas do processo.
Correto. A abordagem do turismo não pode ser exclusiva, de modo a promover a eliminação dos indivíduos que fazem parte da área a ser explorada.
b. concentrar sua atuação em uma região, para estabelecer os roteiros turísticos, articulando-se, se necessário, com a esfera não governamental, para que as ações não sejam duplicadas ou realizadas de forma paralela.
Falso. Não há problema que ações sejam realizadas de forma paralela pelo poder público e privado.
c. atentar para aspectos essenciais do projeto de crescimento econômico de uma região, em detrimento das rotas turísticas, em virtude da divisão de receitas com outras regiões.
Falso. O turismo não pode se impor frente ao desenvolvimento econômico de uma cidade ou região, mas deve atuar como coadjuvante neste processo.
d. adotar abordagem técnica e unidimensional de espaço e planejamento, assegurando valores, habilidades,vocações e potencialidades específicas de cada município turístico.
Falso. A abordagem deve ser técnica, mas também deve ser multidimensional.
e. priorizar a mudança no foco do ordenamento da atividade turística do âmbito municipal para o estadual, com a participação do poder público e da iniciativa privada.
Falso. Como a própria questão já traz, é importante que haja uma atuação regionalizada, e é essa a tendência.